O Estado de S. Paulo

COLUNA DO ESTADÃO

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COLABORARA­M PEDRO VENCESLAU E VERA ROSA

Entorno de Bolsonaro duvida que Aras apure “tratoraço” enquanto houver vaga à vista no STF.

Oclima é tenso no Palácio do Planalto, contrariad­o com o depoimento de Barra Torres à CPI do Senado e pressionad­o por causa do “tratoraço” revelado pelo Estadão. Por ora, o entorno de Jair Bolsonaro, em rara consonânci­a com a oposição, avalia que, ao menos no caso do orçamento secreto, Augusto Aras não entrará em campo para valer enquanto o presidente tiver vaga à disposição no STF e ele próprio sonhar com um segundo mandato na PGR. Conforme um governista, se entrar, Aras jogará como “goleiro”: puxará o freio de mão de investigaç­ões.

» Por aqui. Por isso, a oposição entende que o melhor caminho para uma investigaç­ão do “tratoraço” passa mesmo pela via do TCU, que, ao fim e ao cabo, pode dar as bases para a acusação de um crime de responsabi­lidade do presidente.

» Deu... Segundo apurou a Coluna, o depoimento de Barra Torres à CPI que investiga a pandemia, no Senado, surpreende­u negativame­nte Jair Bolsonaro e seus auxiliares diretos.

» ...ruim. Não imaginavam que o presidente da Anvisa iria avançar na picada aberta por Luiz Henrique Mandetta da reunião que propôs alterar a bula da cloroquina. A partir de agora, não é só a palavra do ex-ministro da Saúde contra a de Bolsonaro, mas também a do chefe da agência.

» A ver. Ainda assim, os bolsonaris­tas vão insistir que ambos não têm como apresentar provas à CPI. De mais a mais, grupo importante entre os governista­s e planaltino­s aposta: enquanto as discussões da comissão estiverem girando em torno da cloroquina, Bolsonaro estará seguro.

» Liberou. Um astuto observador captou: os bolsonaris­tas devem se apegar a uma informação quase escondida pelo próprio Barra Torres: a Anvisa autorizou um teste com cloroquina. E a própria CPI terá de abrir espaço para médicos que defendem o medicament­o.

» Sister. Lula conta mais de dez nomes de políticos ou empresário­s sugeridos como sendo o vice ideal do petista numa eventual candidatur­a em 2022. Até a ema do Planalto, a título de brincadeir­a, já foi lembrada para o posto. A última foi Juliette, campeã do BBB.

» No... O PSDB prevê para a próxima sexta-feira, 14, a filiação de Rodrigo Garcia ao diretório paulistano do partido. A ficha do vice de João Doria deverá ser abonada por Bruno Covas. Está previsto que o prefeito licenciado também grave um vídeo com uma mensagem.

» ...time. Garcia, que está deixando o DEM, também tem encontro marcado em jantar com dirigentes e vereadores do PSDB. “É um excelente quadro, mais uma opção do partido para futuras disputas eleitorais”, diz Fernando Alfredo, do diretório tucano da capital.

» Hora... Pesquisa da Rede de Ação pela Política e Sustentabi­lidade (Raps) indica baixa incidência de iniciativa­s inovadoras no Congresso por meio de propostas para transparên­cia, participaç­ão, profission­alização e parlamento do futuro.

» ...de inovar. Entre as quase 22 mil proposiçõe­s coletadas, apenas 250 se enquadrava­m em alguma dessas quatro categorias de 2015 a julho de 2020. Segundo a Raps, a pesquisa aponta que a inovação no Brasil, se mais bem aproveitad­a, pode levar a um aperfeiçoa­mento das instituiçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil