O Estado de S. Paulo

Economista liberal reforça equipe para atrair mercado

- A.F.

• A equipe que dá suporte ao plano de desenvolvi­mento que Ciro Gomes diz ter para o Brasil ganhou, no último mês, um reforço importante para que o ex-ministro avance em sua tentativa de ser o nome do centro na eleição de 2022: o apoio do economista Paulo Rabello de Castro.

Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto de Geografia e Estatístic­a (IBGE) no governo de Michel Temer, Rabello passará a integrar a lista de colaborado­res do pedetista, ajudando na ponte com o mercado e outros partidos políticos.

Classifica­do como um economista liberal, da escola de Chicago – a mesma do ministro da Economia, Paulo Guedes –, Rabello chegou a ser pré-candidato pelo PSC em 2018. Depois, retirou seu nome e compôs a chapa de Alvaro Dias (Podemos-pr) como candidato a vice.

“A aproximaçã­o com Ciro foi iniciativa minha. Li uma entrevista dele da qual gostei muito e resolvi telefonar. Ficamos de ter uma conversa efetiva mais pra frente, mas, da minha parte, já há a promessa de apoio. A ideia é mesmo que eu possa acompanhar, dar suporte, chamar o mercado e dar confiança aos investidor­es”, afirmou o economista sobre seu eventual papel na campanha. Segundo ele, Ciro tem currículo e projeto necessário­s para mudar o rumo do Brasil. “O efeito surpresa foi grande (da adesão ao nome de Ciro). Mas temos de colocar luz nesses carimbos de que Ciro é desenvolvi­mentista e estatista e que eu sou ultraliber­al. Por quê? Defendo o liberalism­o popular, progressis­ta, muito diferente do liberalism­o financista de Guedes.”

O conceito, segundo Rabello, mira aquecer a economia elevando o grau de investimen­to./

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil