O Estado de S. Paulo

‘CORTEI SUPÉRFLUOS E TROQUEI MARCAS’

Combustíve­l pesa e compromete renda mensal

- RENÉE PEREIRA

Para a fisioterap­euta Andrea Chiara Ferreira Silva, de 50 anos, o aumento no preço da gasolina achatou considerav­elmente sua renda mensal. Ela faz atendiment­o domiciliar e usa o carro diariament­e, consumindo muito combustíve­l. “Apesar disso, não consegui repassar o aumento para os clientes já que muitos deles também estão passando por um aperto no orçamento”, diz ela.

Além da gasolina, a fisioterap­euta também teve aumento no preço do plano de saúde, de R$ 800 para R$ 1,7 mil por causa da mudança de faixa etária. “Junta-se a isso o aumento do preço dos alimentos e dos itens para atendiment­o, como propé, álcool e máscara para manter a segu- rança no trabalho.” Em 2020, ela chegou a ficar três semanas sem atender. Na retomada, diz a fisioterap­euta, os clientes exi- giam um protocolo de seguran- ça que custa caro. “Sem isso não tinha como atender. Tudo isso foi reduzindo o rendimento no fim do mês.”

Andrea afirma que a situação só não ficou pior porque ela con- seguiu alguns clientes a mais de- vido a pandemia. “Muitas pes- soas estão precisando fazer fi- sioterapia para recuperaçã­o pós-covid.” Mesmo assim, ela destaca que chega no fim do mês com menos dinheiro do que antes. “Cortei supérfluos, como chocolates e vinhos, e tro- quei algumas marcas por outras mais baratas para equilibrar o orçamento.”/

 ?? TABA BENEDICTO / ESTADÃO ?? Covid. Itens de segurança também pesaram, diz Andrea
TABA BENEDICTO / ESTADÃO Covid. Itens de segurança também pesaram, diz Andrea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil