O Estado de S. Paulo

Após 143 anos, mulher vai comandar redação do ‘Washington Post’

Com mais de 30 anos de atuação na agência ‘AP’, Sally Buzbee passou por entrevista com Jeff Bezos, dono do jornal

- / AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

O The Washington Post nomeou ontem a jornalista Sally Buzbee como editora executiva do jornal. A admissão marca a primeira vez em que uma mulher é nomeada para chefiar a redação de 143 anos. Sally, hoje vice-presidente da agência Associated

Press, assumirá a liderança do grupo de quase mil pessoas a partir de junho, segundo comunicado divulgado pelo jornal.

De acordo com a publicação, a experiênci­a de Sally supervisio­nando a produção de notícias internacio­nais a tornou uma candidata atraente à medida que o Post pretende expandir suas operações no exterior. Ela sucede a Martin Baron, que se aposentou no fim de fevereiro depois de atuar como editor por mais de oito anos, e encerra uma busca de mais de dez semanas por um substituto.

O Post afirmou que buscava um “jornalista de nível mundial”, com força particular em reportagen­s investigat­ivas e políticas, bem como alguém com “credibilid­ade e seriedade” para ser uma porta-voz eficaz.

Sally figurou entre um pequeno grupo de candidatos entrevista­dos por Jeff Bezos, fundador da Amazon e dono do Post, em Washington, na semana passada. “Estávamos em total acordo (sobre a escolha)”, declarou o publisher Fred Ryan.

Trajetória. A nova chefe de redação dirigia as operações de notícias da AP desde 2017 e está na organizaçã­o desde que começou a carreira, em 1988. A agência de notícias, sediada em Nova York, tem 2,8 mil jornalista­s e distribui conteúdo em diversos idiomas.

Sally também tem laços com Washington. De 2010 a 2016, foi chefe do escritório da AP na capital americana e responsáve­l pela cobertura das eleições presidenci­ais de 2012 e 2016, bem como pela cobertura do Congresso e da Casa Branca.

Após se formar na Universida­de do Kansas em 1988, a jornalista começou a carreira como repórter da AP. Deu o salto para a edição em 1996, no escritório em Washington. Em 2004, ela foi editora da AP para o Oriente Médio, supervisio­nando a cobertura da Guerra do Iraque. Sally também possui um MBA pela Universida­de de Georgetown.

 ?? CHUCK ZOELLER/AP - 13/12/2018 ?? Desafio. Sally Buzbee: ‘Post’ quer se expandir fora dos EUA
CHUCK ZOELLER/AP - 13/12/2018 Desafio. Sally Buzbee: ‘Post’ quer se expandir fora dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil