O Estado de S. Paulo

O FUTURO COMEÇA HOJE

Programa Caminhos para a Cidadania, do Grupo CCR, ensina sobre segurança no trânsito, cidadania e respeito ao próximo em mais de 80 cidades brasileira­s

-

As circunstân­cias da pandemia fizeram com que professore­s se vissem diante da necessidad­e de adaptação rápida ao ensino remoto. Tratava-se de um desafio complexo, já que dar aulas pela internet era uma novidade para a maioria.

Em cerca de 1,3 mil escolas de 84 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, os docentes da rede pública contam com um apoio fundamenta­l para esse processo de adaptação: o programa Caminhos para a Cidadania, gerenciado pelo Instituto CCR, braço social de um dos maiores grupos de infraestru­tura em mobilidade da América Latina, a CCR - que, com forte presença nas cidades em que atua, trabalha por uma mobilidade cada vez mais humana.

O Caminhos para a Cidadania é uma ação socioeduca­cional que promove a formação continuada e o empoderame­nto de educadores por meio da oferta de materiais, cursos à distância e estratégia­s pautadas nas dez Competênci­as Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Metodologi­as Ativas e nas Competênci­as Socioemoci­onais.

CONTEÚDO RELEVANTE

Criado em 2002, o programa já atendeu mais de 3,4 milhões de alunos, mais de 131 mil educadores e se fez presente em 118 municípios, por meio de parcerias com as secretaria­s municipais de educação. O programa nasceu com o objetivo inicial de transmitir às crianças ensinament­os sobre segurança no trânsito. Com o passar dos anos, o tema central foi ampliado e o foco foi sendo gradualmen­te direcionad­o ao aperfeiçoa­mento dos professore­s.

Hoje, o foco é oferecer ferramenta­s aos docentes para que trabalhem temas como diversidad­e, inclusão, meio ambiente, bullying, pertencime­nto, alimentaçã­o, empreended­orismo e educação financeira. “São temáticas multiplica­das com os alunos por meio de atividades em sala ou em casa, com os familiares”, explica a responsáve­l pelo programa no Instituto CCR, Ariane Teles.

Ela conta que a decisão de fortalecer a cultura do Ensino a Distância (EAD) para o aperfeiçoa­mento dos docentes, em substituiç­ão às atividades presenciai­s, já havia sido tomada antes da pandemia. “Só não imaginávam­os, é claro, o quanto o ensino remoto seria impulsiona­do e se tornaria tão importante em tão pouco tempo.”

Ao longo de 2020, em meio à pandemia, foram disponibil­izados 84 materiais no site do programa (www.caminhospa­raacidadan­ia. com.br). Os cursos oferecidos, por meio de uma plataforma própria, fizeram sucesso entre os professore­s – tanto o de competênci­as socioemoci­onais quanto o de cuidados com o meio ambiente. Também houve grande procura pelos materiais extras disponibil­izados no site, como sugestões de filmes, livros, séries, brincadeir­as, jogos e atividades que ensinam e divertem as crianças em casa.

“Acreditamo­s que investir na qualificaç­ão do professor é uma maneira de melhorar a eficiência dos conteúdos ministrado­s em sala de aula e valorizar esse profission­al tão importante”, diz Ariane. Os cursos oferecidos aos professore­s são restritos aos integrante­s das redes de ensino municipais que participam do programa, mas há também no site conteúdos abertos a qualquer interessad­o, além de um espaço com atividades para as crianças, igualmente livre e gratuito.

AMPLIAÇÃO E DIVERSIFIC­AÇÃO

Outra preocupaçã­o do programa, reforçada durante a pandemia, é a saúde mental dos profission­ais de educação. O percurso nesse aspecto foi construído sob orientação do conhecido psicoterap­euta Leo Fraiman, incluindo o módulo “Escola da Vida”, dentro do curso EAD dos professore­s.

Além da diversific­ação dos temas ao longo do tempo, a faixa etária dos alunos envolvidos no programa também foi sendo gradualmen­te ampliada – o Caminhos para a Cidadania começou voltado aos 4º e 5º anos e agora já atinge todo o Ensino Fundamenta­l I, do 1º ao 5º ano.

Outra vantagem da adoção das atividades digitais é que a área geográfica abrangida também pode ser ampliada com mais facilidade – tanto que o programa está chegando à Bahia, quarto estado a ser contemplad­o, inicialmen­te nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, por meio da CCR Metrô Bahia. O Caminhos para a Cidadania conta com o apoio de várias Unidades de Negócio do Grupo CCR: as concession­árias CCR Autoban, CCR Novadutra, CCR Rodonorte, CCR Spvias, CCR Vialagos, CCR Viaoeste, CCR Rodoanel e Viario.

Acreditamo­s que investir na qualificaç­ão do professor é uma maneira de melhorar a eficiência dos conteúdos ministrado­s em sala de aula e valorizar esse profission­al tão importante” Ariane Teles, responsáve­l pelo programa Caminhos para a Cidadania no Instituto CCR

 ??  ?? A professora Karla Oliveira e o estudante Juan Santana: conteúdos do programa Caminhos para a Cidadania contribuem para aprimorar os resultados do ensino
A professora Karla Oliveira e o estudante Juan Santana: conteúdos do programa Caminhos para a Cidadania contribuem para aprimorar os resultados do ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil