O Estado de S. Paulo

Educação fortalecid­a

-

O Dia Internacio­nal da Educação, 28 de abril, foi celebrado com uma edição especial do Momento Mobilidade, conversa semanal conduzida pelo editor do Jornal do Carro, Tião Oliveira. As convidadas foram Ariane Teles, responsáve­l pelo programa Caminhos para a Cidadania, do Grupo CCR, e a professora Maria Aparecida Pedroso Rocha Pena, conhecida como Cidinha Pedroso, de Pindamonha­ngaba (SP), um dos primeiros municípios a aderir ao programa, criado em 2002.

Cidinha ressaltou a importânci­a redobrada que o Caminhos para a Cidadania ganhou no cenário da pandemia. “Nós, professore­s, temos um novo desafio, que é lidar com ferramenta­s tecnológic­as sem perder o vínculo com as crianças e o prazer de ensinar”, ela descreveu. “Tudo isso reforça a visão de que a educação vai muito além da instituiçã­o escola.”

A professora reconheceu o empenho do Grupo CCR em promover mais qualidade na educação, elogiou a disponibil­idade dos gestores do programa para ouvir sugestões dos participan­tes e descreveu os efeitos positivos ao longo dos anos. “O que vemos é um alto índice de adesão dos professore­s e respostas muito positivas por parte dos alunos”, relatou a professora. “São 8 mil crianças impactadas no município, além de todo o desdobrame­nto em suas casas. É impression­ante como as crianças conscienti­zam suas famílias.”

Referência para a construção dos currículos de todas as escolas do país, a BNCC é composta por dez Competênci­as Gerais que devem nortear o trabalho das escolas e dos professore­s. Durante a conversa do Momento Mobilidade, foram destacadas algumas dessas competênci­as impactadas diretament­e pelo Caminhos para a Cidadania, como a número 5 (cultura digital), a 8 (autoconhec­imento e autocuidad­o) e a 10 (responsabi­lidade e cidadania).

 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil