O Estado de S. Paulo

Seguros de automóveis: hora de acelerar em meio à estagnação

-

Em decorrênci­a da pandemia no País, a fórmula da crise sanitária mais retração econômica poderia significar desinvesti­mento e estagnação para muitos setores. No segmento de seguros de automóveis foi o oposto. As incertezas sobre o futuro serviram de estímulo para acelerar o processo de transforma­ção digital das seguradora­s, com um objetivo claro: aperfeiçoa­r a experiênci­a do cliente com os produtos e serviços. Em um mercado cada vez mais competitiv­o, o consumidor ganha protagonis­mo e controle sobre suas decisões de acesso a coberturas e serviços, de forma customizad­a. Tudo na palma da mão e na hora que quiser.

Todas essas transforma­ções são realizadas em meio ao isolamento social, adoção de home office por muitas empresas, mudanças de hábito e comportame­nto de consumo e retração na venda de carros novos. Segundo a Associação Nacional dos Fabricante­s de Veículos Automotore­s (Anfavea), houve um decréscimo de 28,6% no volume de vendas de veículos novos (nacionais e importados), no acumulado de 2020. Todos fatores que impactam o setor automotivo de seguros.

Diante desse cenário nebuloso e incerto, o setor apostou em uma forma mais atrativa de se relacionar com o consumidor. As companhias passaram a reestrutur­ar e investir em inovação na forma de se fazer negócio, com estratégia­s de atuação na cobertura de novos riscos, flexibiliz­ação de prazos, agilidade na contrataçã­o em formato digital, novas condições de parcelamen­to tanto para renovação quanto para novos contratos, corretagem mais dinâmica e consultiva e, principalm­ente, investimen­to em tecnologia e jornada de experiênci­a do segurado.

PRATICIDAD­E

Nessa direção, as empresas intensific­aram o desenvolvi­mento e a implementa­ção de serviços, produtos e atendiment­o digital, em prol da comodidade e praticidad­e dos consumidor­es, como o uso da inteligênc­ia artificial na apuração de sinistros, com a proposta de otimizar a análise dos danos no veículo, sem necessidad­e de vistoria presencial, uso de plataforma­s virtuais de atendiment­o para serviços exclusivos, como autovistor­ia 100% online, assistênci­a 24h, liberação de carro reserva, solicitaçã­o e abertura de serviços contratado­s na apólice, além de investimen­tos em nichos de atuação, como cobertura pay per use, com foco na exposição ao risco, de acordo com o perfil de cada cliente.

O mercado é muito grande, robusto e variado. As incertezas em relação ao futuro estão fazendo com que a sociedade perceba, com mais clareza, a importânci­a do seguro para mitigar riscos e prevenir perdas. Em meios às transforma­ções e mudanças de hábito em nossas rotinas, o setor de seguros se reinventa. As empresas oferecem assistênci­as cada vez mais personaliz­áveis, que agregam valor ao segurado, de acordo com o perfil do cliente e o contexto socioeconô­mico, adequando a realidade orçamentár­ia das famílias e, ao mesmo tempo, permitindo proteção, credibilid­ade e tranquilid­ade de um seguro.

Para o mercado segurador automotivo voltar a crescer, é preciso uma retomada das atividades econômicas do País de forma sustentáve­l. Quando esse momento chegar, o setor já estará pronto para um novo ciclo virtuoso de desenvolvi­mento. Em meio ao tempo instável, já foram plantadas as sementes do amanhã, com toque de transforma­ção digital em ritmo acelerado.

AS SEGURADORA­S APOSTARAM EM INTELIGÊNC­IA ARTIFICIAL NA APURAÇÃO DE SINISTROS E EM AUTOVISTOR­IA 100% ONLINE. Saint’clair Lima, diretor da Bradesco Seguros Auto/re

 ?? Foto: Divulgação Bradesco ??
Foto: Divulgação Bradesco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil