O Estado de S. Paulo

AGU recorre ao STF para tentar blindar Pazuello

- COLUNA DO ESTADÃO ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COLABORARA­M PAULA BONELLI E PEDRO VENCESLAU

• Advocacia-Geral da União acionou o STF para tentar garantir o silêncio de Eduardo Pazuello na CPI e barrar a possibilid­ade de prisão. Caso será analisado por Ricardo Lewandowsk­i.

Esta semana comprova que os governista­s não estão dando conta de estancar o desgaste de Jair Bolsonaro nem nas redes sociais, arena onde o presidente e seus apoiadores quase sempre mantiveram a prevalênci­a. O governo contava com 33,5% de manifestaç­ões positivas em abril, porém, até ontem, 13, o apoio recuou para 1,8%. Os índices de aprovação do presidente estão acima desse patamar, mas a trajetória de queda é similar: o apoio recua de 36,7% para 26,3%. É o que indica levantamen­to exclusivo feito pela .MAP, agência de análise e dados de mídia.

» Bad... A queda no apoio é ancorada por uma agenda negativa, que os perfis de direita, entre manifestan­tes, políticos e influencia­dores, não conseguira­m reverter.

» ...news. Nesta semana, os reflexos da ação policial no Jacarezinh­o, a CPI da Covid, o churrasco com a “picanha de ouro” o “tratoraço” pressionar­am negativame­nte o governo.

» Tiro... O índice de positivida­de da ação policial no Jacarezinh­o foi de 23% no período, com apoio somente do público de direita. O tema foi o mais comentado nas redes sociais, com uma participaç­ão de 15,6%.

» ...CPI... A CPI da Covid foi o terceiro tema mais comentado no período, com participaç­ão de 7%, tendo um índice de positivida­de elevado: o trabalho dos governista­s na comissão não vem surtindo muito efeito.

» ...e trator. O “tratoraço”, revelado pelo Estadão, foi o quarto assunto mais comentado no Twitter e perfis abertos do Facebook, com participaç­ão de 6%. Já o caso da picanha concentrou 2% das menções nas redes sociais no mesmo período.

» Não será... Líderes da oposição estão convencido­s de que o governo, por ora, permanece imune e insensível a qualquer atraso a remessas de matérias-primas para a produção das vacinas contra a covid-19 produzidas pela China.

» ...a vacina. A conversa mudaria de rumo se houvesse retaliaçõe­s dos chineses sobre as exportaçõe­s do agronegóci­o do País.

» Passando a boiada. Arthur Lira parece decidido em seguir à risca a cartilha dos bolsonaris­tas.

» Não entendi. A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) criticou a insistênci­a de Jair Bolsonaro em defender o nome de Tarcísio Freitas para disputar o Palácio dos Bandeirant­es.

» Cadê? O deputado estadual Gil Diniz, do mesmo partido que ela, reagiu: “Apresenta um nome, então, vai só criticar o nome colocado pelo presidente? Ela teve dois milhões de votos, mas parece que tem outros planos...”

» Missão. Consultada, Janaína disse que não está interessad­a em disputar o governo, mas que muitos eleitores pedem a ela para encarar “a missão”. A deputada ora bate, ora assopra o governo Bolsonaro.

» Polo... Vereadores do PSDB da capital paulista vão tomar café da manhã com Geraldo Alckmin hoje, 14, dia em que Rodrigo Garcia assinará sua filiação ao partido tucano.

» ...alternativ­o. O movimento dos vereadores paulistano­s indica que o ex-governador do Estado, se ficar no partido, se manterá como um contrapont­o ao grupo de João Doria e de Garcia dentro do PSDB.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. Rodrigo Garcia, que hoje assina sua filiação ao PSDB, esteve ontem, 13, com o prefeito Bruno Covas, que abonou a ficha do vice-governador do Estado.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. Rodrigo Garcia, que hoje assina sua filiação ao PSDB, esteve ontem, 13, com o prefeito Bruno Covas, que abonou a ficha do vice-governador do Estado.
 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES.
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
» SINAIS PARTICULAR­ES. Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil