O Estado de S. Paulo

UMA FINAL ATÉ COM TORCIDA

Evento-teste. Decisão entre Sampaio Corrêa e Moto Club poderá ter a presença de 15% de torcedores no estádio

- SÃO LUÍS

Torcedores de Sampaio Corrêa e Moto Club poderão ver a final do Campeonato Maranhense. Em um estádio. O Castelão, em São Luís, poderá ter 6 mil torcedores, 15% da ocupação.

O Estado do Maranhão vai permitir a volta do público aos estádios de futebol pela primeira vez desde o início das restrições impostas pela pandemia, em março do ano passado. A final do Campeonato Maranhense entre Sampaio Corrêa e Moto Club e que será disputada em dois jogos, vai receber 15% da capacidade do Estádio Castelão, o que representa seis mil torcedores. A decisão começa no domingo. Quem for aos jogos precisará ter sido vacinado contra a covid-19 ou apresentar um teste sorológico ou PCR negativo para o novo coronavíru­s realizado até 48 horas antes de cada partida.

Este será o primeiro grande evento esportivo com público pagante desde o início da pandemia no País. A exceção foi a final da Libertador­es, realizada em janeiro, no Rio. O Maracanã recebeu 10% de sua capacidade, mas a decisão entre Palmeiras e Santos não teve público pagante, apenas convidados, autoridade­s e profission­ais envolvidos no jogo. Os clubes receberam uma carga de bilhetes para dirigentes e familiares de atletas.

A decisão foi tomada após uma reunião com representa­ntes da Secretaria de Saúde do Maranhão, Secretaria de Esportes e dirigentes dos dois clubes e da Federação Maranhense de Futebol. A presença do público em outros eventos esportivos continua proibida. O protocolo sanitário ainda não foi divulgado. Uma das medidas é o distanciam­ento de pelo menos duas cadeiras entre os torcedores, com exceção de membros de uma mesma família.

“Houve uma reunião com representa­ntes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes, Moto Club, Sampaio Corrêa e federação para que a gente definisse um protocolo para que houvesse o primeiro evento-teste no Maranhão. E ficou predefinid­o que o público será de 15% da capacidade do Castelão, terão acesso as pessoas que tenham sido vacinadas e comprovem isso na entrada do jogo ou que tenham testagem para sorologia ou PCR com resultado de até 48 horas antes do evento”, explicou o secretário de Esportes e Lazer do governo do Maranhão, Rogério Cafeteira.

Os jogos vão servir de teste para definir a volta gradativa do público aos grandes eventos no Maranhão. Segundo o secretário Cafeteira, o torcedor será cadastrado e monitorado após o jogo no estádio. A presença do público na segunda partida da final depende da observânci­a dos protocolos neste eventotest­e. “Se houver desrespeit­o, não haverá público no segundo jogo”, diz Cafeteira.

Hoje, os índices de combate à pandemia apresentam tendência de queda no Maranhão. A ocupação de leitos de UTI na rede estadual é de 67%. Por outro lado, menos de 15% da população recebeu a vacina. O Maranhão tem hoje 7.583 mortos desde o início da pandemia.

 ?? BRUNO MMENDES/SEDEL-17/4/2018 ?? Teste. Castelão, em São Luís: público para o clássico decisivo
BRUNO MMENDES/SEDEL-17/4/2018 Teste. Castelão, em São Luís: público para o clássico decisivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil