O Estado de S. Paulo

Bolsonaro volta a atacar ‘Estadão’

-

O presidente Jair Bolsonaro comentou o caso do orçamento secreto revelado pelo Estadão

em sua transmissã­o semanal ao vivo nas redes sociais, ontem à noite. Acompanhad­o do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvi­mento Regional, Bolsonaro negou a existência do esquema paralelo e voltou a ofender os jornalista­s da empresa, a quem chamou de “idiotas” e “jumentos”.

O presidente disse que a elaboração do Orçamento é “um trabalho de meses”, e que ele mesmo levou mais 15 dias para sancioná-lo, após “análise meticulosa, à disposição de todo mundo”. “Um mês depois da aprovação, vem o Estado de S. Paulo falar que eu reservei um orçamento secreto de três bilhões para mim. Deve ser para comprar leite condensado. Os jumentos do Estado de S. Paulo não têm outra explicação”, disse Bolsonaro.

Ao lado de Rogério Marinho, Bolsonaro também lembrou a época em que entregou exemplares do Estadão no Vale do Ribeira, região onde nasceu no interior de São Paulo. “E agora vem o Estado de S. Paulo, esse jornaleco que quer fazer concorrênc­ia com a Folha, falar que o orçamento secreto meu? Só um idiota mesmo, os idiotas do Estado de São Paulo”, disse. “Deve ser (os R$ 3 bilhões) para comprar leite condensado. Os jumentos do Estado de S. Paulo não têm outra explicação”, disse. Marinho disse que espera uma retratação do jornal, e que ingressará com uma ação judicial contra o Estadão caso não seja feita.

No começo desta semana, o Estadão mostrou como deputados e senadores destinaram cerca de R$ 3 bilhões do orçamento de 2020 (não de 2021, como se confunde o presidente). Documentos aos quais o jornal teve acesso mostram que os parlamenta­res receberam “cotas” desse dinheiro. O esquema contraria veto de Bolsonaro que impede os parlamenta­res de impor o destino dos recursos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil