O Estado de S. Paulo

Citados na delação que acusa Toffoli criticam Cabral

Ex-governador apontou suposta propina ao ministro do STF; Braga e Neto afirmam ser ‘acusações sem provas’

- Caio Sartori / RIO

Apontados no acordo de colaboraçã­o premiada do ex-governador do Rio Sérgio Cabral como articulado­r e beneficiár­io dos supostos repasses ilegais ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o ex-secretário de Obras Hudson Braga e o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (MDB), criticaram o delator.

Cabral disse à Polícia Federal que Toffoli, então ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teria recebido R$ 3 milhões para beneficiar Neto em processo na Corte, e que o pagamento teria sido intermedia­do por Braga. Neto teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) em agosto de 2013, e o caso foi discutido pelo TSE em 2015.

Em abril, Toffoli compôs a maioria – de quatro votos a três – que resultou na confirmaçã­o do afastament­o do prefeito do cargo. Dois meses depois, em junho, o tribunal analisou embargos de declaração apresentad­os pela defesa. Foi quando o ministro mudou de opinião e votou pelo retorno de Neto à prefeitura de Volta Redonda. Toffoli afirma em nota que jamais recebeu dinheiro ilegal.

Por meio de nota divulgada por seu advogado, Braga afirmou que jamais soube de pagamentos indevidos a Toffoli. O texto afirma ainda que Cabral está desesperad­o por causa de sua situação na Justiça – condenado a mais de 300 anos de prisão por corrupção e outros crimes, o ex-governador está preso desde novembro de 2016.

“Sérgio Cabral tenta se safar de suas responsabi­lidades, alterando suas estratégia­s. Ora negou os fatos, ora adotou manobras processuai­s e depois de ver a consolidaç­ão de suas penas, resolveu, por desespero, criar fatos para viabilizar sua colaboraçã­o premiada”, afirma o texto divulgado pelo advogado Roberto Pagliuso. “Nunca teve qualquer apreço pela verdade, nunca produziu qualquer prova de suas alegações mentirosas.”

Também por meio de nota, Neto afirmou que “não comentará mais acusações sem provas, feitas com motivações ainda desconheci­das.”

Com base nas afirmações de Cabral, a Polícia Federal enviou um até então inédito pedido ao STF de abertura investigaç­ão contra um ministro da Corte. O caso está sob análise do relator da Lava Jato na Corte, Edson Fachin.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO–26/2/2019 ?? Delator. Ex-governador, Cabral está preso desde 2016
WILTON JUNIOR/ESTADÃO–26/2/2019 Delator. Ex-governador, Cabral está preso desde 2016

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil