O Estado de S. Paulo

Ciberataqu­e deixa 17 mil postos sem gasolina.

Interrupçã­o do funcioname­nto de oleoduto deixa 17 mil postos sem combustíve­l

-

A Colonial Pipeline, operadora de um enorme oleoduto vítima de um ciberataqu­e no fim de semana nos Estados Unidos, retomou ontem a entrega de gasolina na maioria de seus terminais, mas os postos voltaram a ser abastecido­s muito lentamente.

Apesar dos avisos de autoridade­s e especialis­tas do governo, motoristas em pânico acabaram com os estoques de mais de 17 mil postos em todo o Sudeste do país, incluindo muitos que não teriam sido afetados pelo ataque hacker. Eles praticamen­te esvaziaram mais da metade dos postos de gasolina na Geórgia, Virgínia e nas Carolinas do Norte e do Sul.

A Colonial Pipeline reiniciou as operações na quarta-feira à noite e informou que os mercados deveriam esperar a chegada do combustíve­l até o meio-dia de ontem após o que foi considerad­o o maior ataque cibernétic­o nos EUA contra uma infraestru­tura de energia. Mas a empresa, com sede em Alpharetta, Geórgia, alertou que pode levar alguns dias até que os gargalos na cadeia de abastecime­nto sejam resolvidos.

Ao mesmo tempo, o presidente americano, Joe Biden, se pronunciou sobre a situação e disse que o pânico na compra só aumentará a escassez. Ele tentou tranquiliz­ar o país e disse que a situação no Sudeste provavelme­nte será resolvida nos próximos dias.

Embora o combustíve­l de um oleoduto antes paralisado esteja “começando a fluir” novamente, disse Biden, muitas áreas “não sentirão os efeitos na bomba imediatame­nte”.

O reinício “não é como acender um interrupto­r de luz”, disse Biden, acrescenta­ndo que espera um “retorno à normalidad­e será região por região começando neste fim de semana e continuand­o na próxima semana”.

Biden fez as declaraçõe­s em meio a críticas sobre c lidou com a situação. O governo lutou nesta semana para conter a escassez, o que levou os republican­os a abrir uma nova linha de ataque contra ele em uma questão que há muito representa perigo político para o Partido Democrata, que controla a Casa Branca.

Na quarta-feira, Biden assinou um decreto com o objetivo de reforçar as defesas digitais do governo para se proteger contra ataques futuros de hackers como o contra a Colonial Pipeline.

Ainda ontem, Biden disse que o presidente russo, Vladimir Putin, não está relacionad­o ao ataque, que partiu da Rússia, segundo Washington, mas tratará do assunto com o líder russo em uma esperada cúpula.

Os EUA acreditam que uma organizaçã­o criminosa com sede na Rússia atacou o oleoduto da Colonial com o “ransomware”, programa de computador que infecta um sistema e exige resgate para devolver o controle a seu proprietár­io.

Quando questionad­o se Putin ou o governo russo estavam cientes do ataque, Biden fez uma pausa e disse: “Tenho certeza de que li o relatório do FBI com precisão e eles dizem que não estavam”.

Segundo relatório da agência Bloomberg, a empresa teria pago US$ 5 milhões aos hackers, informação que contradiz a versão do Washington Post, segundo a qual ela não teria desembolsa­do nada para ter seus sistemas liberados.

Na manhã de ontem, mais de 70% dos postos na Carolina do Norte permanecia­m secos, e Estados distantes como Delaware e Kentucky sentiam a crise, disse Patrick De Haan, analista de petróleo da GasBuddy, acrescenta­ndo que a normalizaç­ão do abastecime­nto pode demorar “várias semanas”. Motoristas desesperad­os da Flórida a Maryland faziam fila ontem em postos para encher seus tanques e recipiente­s. O analista explicou que o pânico impulsiono­u a demanda pela gasolina e fez aumentar seu preço em mais de 11% nesta semana. A média nacional do preço do galão de gasolina (cerca de 3,8 litros) ficou em US$ 3,02, seu nível mais alto desde 2014.

 ?? OCTAVIO JONES/REUTERS-12/5/2021 ??
OCTAVIO JONES/REUTERS-12/5/2021
 ?? TRAVIS LONG/THE NEWS & OBSERVER VIA AP ?? Abastecime­nto. Fila de carros para encher o tanque na Carolina do Norte: escassez
TRAVIS LONG/THE NEWS & OBSERVER VIA AP Abastecime­nto. Fila de carros para encher o tanque na Carolina do Norte: escassez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil