O Estado de S. Paulo

Há avanços com a nova legislação?

- ✽ ✽ PRESIDENTE DA CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO (CBIC) José Carlos Martins

Sim

Vivemos no país da complexida­de. Tudo é difícil e incerto, inclusive o passado. Dificuldad­es criadas e leis confusas criam inseguranç­a e acabam incentivan­do atitudes não republican­as. Para um país sério, nada melhor do que uma legislação transparen­te, objetiva e punitiva para quem não a cumpre.

A Câmara dos Deputados acertou ao aprovar o texto-base do novo licenciame­nto ambiental (Projeto de Lei 3729/04, que agora vai para o Senado). Hoje, é impossível saber exatamente o que é correto.

O arcabouço formado por milhares de peças legais, com leis federais, estaduais e municipais, além de jurisprudê­ncias e entendimen­tos diversos, não permite ao agente público ter confiança na sua decisão. Esse é um dos maiores moti- vos de atrasos de investimen­tos em todo o País, inibindo a geração de empregos, paralisand­o a máquina pública e incentivan­do desvios de conduta.

O licenciame­nto ambiental hoje padece em uma área cinzenta e, como consequênc­ia, agri- de o meio ambiente em vez de preservá-lo. Mo- dernizar, simplifica­r, uniformiza­r e criar segu- rança jurídica é o que acredito ser o melhor pa- ra a sociedade brasileira.

Ela já se cansou de confusões, de mal-entendi- dos e de interpreta­ções que só geram controvér- sias e discórdias. Isso só interessa a quem não preserva o meio ambiente, a quem age na pe- numbra e a quem vive do litígio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil