O Estado de S. Paulo

Palmeiras e São Paulo tentam avançar

Campeonato Paulista. No encerramen­to das quartas de final, Alviverde visita o Red Bull Bragantino e o Tricolor recebe a Ferroviári­a

- Gonçalo Jr. Ricardo Magatti

Os dois últimos semifinali­stas do Campeonato Paulista Sicredi 2021 serão conhecidos hoje. Primeiro, às 19h30, em Bragança Paulista, Red Bull Bragantino e Palmeiras se enfrentam no duelo mais equilibrad­o das quartas de final. Mais tarde, às 21h30, no Morumbi, o São Paulo é o favorito para passar pela Ferroviári­a e seguir sua busca para encerrar o incômodo jejum de títulos do clube.

O Palmeiras saiu da condição de virtual eliminado no Campeonato Paulista, conseguiu a classifica­ção ao mata-mata, afastou a pressão que outrora incomodou o técnico Abel Ferreira e chega para a partida embalado por uma sequência importante de vitórias.

A equipe alviverde conseguiu a vaga ao mata-mata mesmo jogando toda a primeira fase apenas com reservas – em alguns momentos até com o time C, formado por jovens recém-promovidos ao grupo profission­al. Resta saber se Abel Ferreira e sua comissão técnica vão mudar o planejamen­to para o duelo decisivo e escalar titulares, ou parte deles.

Tudo indica que sim, levando em conta o caráter de decisão do jogo e também o fato de que o Palmeiras está em situação extremamen­te confortáve­l na Libertador­es, pois já assegurou vaga antecipada às oitavas do torneio continenta­l, lidera seu grupo com folga e é a única equipe com 100% de aproveitam­ento da competição.

Dessa maneira, a tendência é de que o técnico português decida lançar mão de alguns de seus titulares, como o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e o atacante Rony, três dos principais atletas do elenco.

No meio, os jovens Danilo e Patrick de Paula (este suspenso na Libertador­es) devem começar a partida, bem como Gustavo Scarpa, que não é titular, mas é um dos que mais atuaram nesta temporada e cresceram de produção em 2021.

Não há pistas sobre as peças que Abel vai utilizar, mas o esquema com três zagueiros deve ser mantido, uma vez que tem sido usado, além da Libertador­es, também no Estadual. Mesmo com pouco tempo para treinar, o técnico português apostou no pragmatism­o, conseguiu dar uma boa dinâmica à equipe no novo sistema tático, viu sua equipe se tornar eficiente no ataque e obteve resultados positivos em sequência.

No Morumbi. O São Paulo encara “vários adversário­s” hoje. Dentro de campo, o rival é a Ferroviári­a, dona da quarta melhor campanha na classifica­ção geral. O time tricolor também enfrenta a pressão do favoritism­o, pois fez a melhor campanha da fase de grupos e joga em sua casa. Além disso, o elenco carrega o peso emocional de um jejum de 16 anos sem título paulista. Consideran­do-se todos os torneios, a última conquista foi a Copa Sul-Americana em 2012.

Por ter feito a melhor campanha, o São Paulo tem como vantagem o fato de fazer o jogo – único – em casa. Se a partida terminar empatada, a definição do semifinali­sta será nos pênaltis.

A obsessão são-paulina pelo torneio estadual, que já foi chamado de “Copa do Mundo” pela diretoria que tomou posse em janeiro, orientou o planejamen­to do técnico Hernán Crespo nesta semana. Com o aval dos diretores, o argentino poupou dez dos 11 titulares no empate de quarta, em Montevidéu, diante do Rentistas, pela Libertador­es. Isso significa que o time titular está descansado, o que aumenta o peso do favoritism­o.

O plano de escalar força máxima, no entanto, foi frustrado pelas dificuldad­es impostas pela maratona. Crespo não deverá contar com Daniel Alves, Luciano e Eder, que passaram a semana em tratamento por problemas musculares. O lugar de Luciano deverá ser de Gabriel Sara, que nem viajou ao Uruguai.

 ?? RUBENS CHIRI / SAOPAULOFC-17/2/2021 ?? Estratégia. Com titulares descansado­s, Crespo espera garantir vaga na semi do Estadual
RUBENS CHIRI / SAOPAULOFC-17/2/2021 Estratégia. Com titulares descansado­s, Crespo espera garantir vaga na semi do Estadual
 ?? CESAR GRECO/PALMEIRAS ?? Time forte. Abel deve escalar vários titulares para aumentar as chances contra o Bragantino
CESAR GRECO/PALMEIRAS Time forte. Abel deve escalar vários titulares para aumentar as chances contra o Bragantino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil