O Estado de S. Paulo

MOTORISTA, FIQUE ATENTO

- Fonte: Administra­ção Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (EUA)

Com o lema “Compartilh­e a Estrada”, um órgão norte-americano de segurança no trânsito criou algumas dicas para motoristas conviverem pacífica e segurament­e com motociclis­tas. Confira algumas delas:

cruzamento Se entrar em e sua um visão estiver até que obstruída, possa enxergar espere melhor varredura e fazer completa uma de todos os usuários da via, como pedestres, ciclistas e motociclis­tas. Depois, prossiga com cuidado.

Como motos são menores que a maioria dos veículos, podem ser difíceis de ver. Seu tamanho também faz com que outros motoristas calculem mal velocidade e distância.

O tamanho também joga contra elas quando se trata de pontos cegos. Motociclis­tas podem ser facilmente escondidos no ponto cego de um veículo. Fique sempre atento às motos. Por isso, verifique com frequência retrovisor­es e pontos cegos antes de trocar de faixa. Não se deixe enganar pela seta de uma moto. Ela não desliga automatica­mente e o motociclis­ta pode ter esquecido ela ligada. Espere para ter certeza de que ele fará uma conversão antes de continuar.

Deixe uma boa distância (três ou quatro segundos) ao andar

atrás de uma moto. Isso dá ao motociclis­ta mais tempo para manobrar ou parar em caso de emergência. Eles podem, repentinam­ente, precisar reduzir a velocidade para escapar de buracos, pedras, superfície­s escorregad­ias ou sulcos no asfalto. Sempre sinalize suas intenções antes de mudar de faixa ou entrar em uma via. Isso permite ao motociclis­ta antecipar seus movimentos e encontrar uma posição mais segura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil