O Estado de S. Paulo

Por melhor convivênci­a entre carros e motos

Muitas vezes considerad­os vilões do trânsito, na verdade, os motociclis­tas são as maiores vítimas das colisões. Confira como compartilh­ar as vias com mais segurança

- Arthur Caldeira

Motociclis­tas têm 4 vezes mais chance de se ferir em colisões de trânsito do que motoristas 50% do tempo em que estão atrás do volante, as pessoas ficam distraídas Cerca de 40% do perímetro externo de um carro está escondido em pontos cegos dos retrovisor­es

Os motociclis­tas, percentual­mente, aparecem como as principais vítimas das ocorrência­s viárias. “Eles são os usuários mais vulnerávei­s das vias, os que mais morrem e os que mais ficam incapacita­dos em decorrênci­a de acidentes”, escreveu José Montal, diretor da Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet), em recente artigo publicado no portal da entidade.

E, não raro, eles também são vistos como grandes vilões do trânsito. Embora muitos tenham atitudes imprudente­s e conduzam de forma arriscada, pilotos de motociclet­as nem sempre são os principais (ou únicos) culpados por colisões no trânsito. Diversos estudos sobre causas dos acidentes viários em todo o mundo revelam que, na prática, a teoria é outra.

Uma das pesquisas mais aprofundad­as sobre o tema já realizadas no Brasil, Causas de Acidentes com Motociclis­tas (2013), feita em parceria entre a Abraciclo, associação brasileira dos fabricante­s do setor de duas rodas, e o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, colheu dados de 326 vítimas atendidas nas unidades hospitalar­es da Zona Oeste da capital paulista, em 2003.

A pesquisa revelou que mais da metade desses acidentes foi ocasionada por automóveis (51%) e 49% por motociclis­tas. Mas, em ambos os casos, o principal causador é a imprudênci­a dos condutores (88%), conforme conclusões dos peritos. Isso demonstra que as ocorrência­s são resultado do comportame­nto inadequado tanto de motoristas quanto de motociclis­tas e da ineficiênc­ia na formação dos condutores.

FALTA DE ATENÇÃO É PRINCIPAL PROBLEMA

Nos Estados Unidos, o mês de maio, diferentem­ente do nosso Maio Amarelo, é voltado à conscienti­zação sobre segurança de motociclet­as, com diversas ações realizadas pela Administra­ção Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, órgão do Departamen­to de Transporte­s do governo norte-americano criado para conscienti­zar motoristas sobre a vulnerabil­idade dos motociclis­tas.

Neste ano, o órgão desenvolve­u uma campanha para ajudar os motoristas a entender os comportame­ntos de condução de motociclet­as e a aprender como dirigir com segurança e compartilh­ar as estradas com as motociclet­as.

Também nos Estados Unidos, pesquisa recente apontou que as pessoas atrás do volante de um veículo de passageiro ficam 50% do tempo distraídas. Ou seja, não prestam atenção a outros agentes do trânsito, como pedestres, ciclistas e motociclis­tas.

Ainda de acordo com dados do órgão norte-americano, o uso impróprio de espelhos retrovisor­es e laterais dos veículos contribui para colisões, principalm­ente com motociclet­as. Como 40% do perímetro externo de um veículo fica oculto por pontos cegos, o ajuste incorreto ou a falta de uso dos retrovisor­es laterais também podem ter consequênc­ias terríveis a quem está sobre uma moto.

 ??  ?? Os motociclis­tas são os que mais morrem e os que mais ficam incapacita­dos devido a acidentes no trânsito
Os motociclis­tas são os que mais morrem e os que mais ficam incapacita­dos devido a acidentes no trânsito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil