O Estado de S. Paulo

Dez povos indígenas terão direito a 17 cadeiras entre constituin­tes

Mapuches vão ter maior quantidade de vagas; participaç­ão das decisões do país é importante, diz especialis­ta

- / R.C. COM AGÊNCIAS

Os povos originário­s do Chile também terão o seu lugar na Convenção Constituci­onal, que será eleita neste fim de semana. Serão 17 cadeiras reservadas para os 10 povos indígenas do país. Eles concorrerã­o por uma lista própria e apenas os indígenas inscritos no Serviço Eleitoral (Servel) ou que tenham algum documento que comprove que fazem parte de alguma etnia poderão votar. Os mapuches serão os mais representa­dos, com sete assentos, seguidos pelos aimaras, com dois.

Mestre em antropolog­ia pela Universida­de de Brasília (UNB), Luis Campos vê a participaç­ão dos povos originário­s na redação da nova Carta Magna como algo muito positivo. “É necessário gerar um novo acordo no país que incorpore os indígenas com reconhecim­ento constituci­onal, como outros países já fizeram. E que eles possam participar em todas as decisões que competem a eles”, afirma o acadêmico chileno.

Segundo dados do último censo realizado no Chile, em 2017, cerca de 12% da população chilena é de origem indígena. Desses, 79,8 % se declaram mapuches. A etnia se distribui por várias regiões do Chile, mas está presente principalm­ente na zona central, onde está localizada a capital, Santiago.

Alihuen Antileo é um dos candidatos indígenas. Nascido em Temuco, no sul do país, se mudou para Santiago quando ainda era criança. Dentre as suas propostas para a nova Constituiç­ão está tornar o Chile um país plurinacio­nal e plurilingu­ístico, que o ensino do mapudungun, a língua mapuche, seja obrigatóri­o nas escolas públicas, e também que seja criado um banco de desenvolvi­mento indígena.

Além da lista indígena, os partidos conservado­res, incluindo um de extrema direita, base de apoio do presidente chileno, Sebastián Piñera, figuram em uma lista única, enquanto as legendas de oposição de centro-esquerda se divide em vários blocos. No total, existem mais de uma centena de listas, incluindo muitas independen­tes.

Durante os debates, o setor que obtiver um terço dos 155 votos na Convenção Constituci­onal poderá vetar as propostas de seus adversário­s, que necessitar­iam de acordos transitóri­os para atingir os dois terços necessário­s para traduzir suas ideias em dispositiv­o constituci­onal.

Os votos começam a ser apurados amanhã. Primeiro, serão contados os votos dos constituin­tes, depois os dos povos indígenas, dos governador­es, seguidos dos prefeitos e, por último, dos vereadores. O Chile costuma ter os resultados eleitorais poucas horas após o fechamento das urnas. No entanto, desta vez, os resultados devem demorar mais em razão do processo complexo que mistura sistema proporcion­al com voto distrital, além do ajuste entre candidatos homens e mulheres, que devem ter representa­ção equivalent­e.

 ?? ALIHUEN ANTILEO / ARQUIVO PESSOAL ?? Mapuche. Alihuen Antileo é um dos candidatos indígenas
ALIHUEN ANTILEO / ARQUIVO PESSOAL Mapuche. Alihuen Antileo é um dos candidatos indígenas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil