O Estado de S. Paulo

Mercado ajusta otimismo com Ibovespa

-

O mercado financeiro reduziu o otimismo em relação ao desempenho das ações no curtíssimo prazo, segundo o Termômetro Broadcast Bolsa. A pesquisa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do Ibovespa na semana seguinte.

A expectativ­a de alta para o índice na próxima semana ainda é amplamente majoritári­a, com 69,23% do universo dos participan­tes, mas a fatia é menor do que a de 83,33% da pesquisa anterior. Para 23,08%, o índice fechará o período entre 17 e 21 de maio com variação neutra, ante 16,67% que tinham esta perspectiv­a no levantamen­to passado. A percepção de queda, que não aparecia no último Termômetro, agora represento­u 7,69% das respostas. O Ibovespa acumulou baixa de 0,13% na semana.

A próxima semana é de poucos destaques na agenda econômica. No exterior, o Federal Reserve (banco central americano) divulga a ata da sua última reunião de política monetária e está prevista ainda uma bateria de dados da economia de China referentes a abril.

“O debate crescente sobre pressões inflacioná­rias lançará atenção sobre a ata da última reunião do Fomc, na quarta-feira, ainda que reflita um julgamento do comitê anterior à surpresa com o CPI (sigla, em inglês, para índice de preços ao consumidor)”, afirmam os economista­s do Bradesco, referindo-se ao dado de inflação ao consumidor divulgado na quarta-feira, muito acima das estimativa­s.

No Brasil, o calendário de indicadore­s também é fraco, com possível de divulgação dos números da arrecadaçã­o do mês passado, mas que ainda não tem data definida. No Congresso, a expectativ­a é por detalhes da reforma tributária, depois que o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressis­tas-al), disse na quinta-feira que vai apresentar o plano de trabalho da proposta no início da semana que vem.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil