O Estado de S. Paulo

Vinte vezes Djokovic

Sérvio supera Berrettini na decisão de Wimbledon e chega a 20 títulos de Grand Slam na carreira, mesmo número de rivais

-

Sérvio leva 20º Grand Slam e se iguala a Federer e Nadal.

O sérvio Novak Djokovic se igualou ao espanhol Rafael Nadal e ao suíço Roger Federer como maior campeão em Grand Slams. O trio agora soma 20 conquistas cada. O número 1 do mundo garantiu o feito ontem ao ganhar o Torneio de Wimbledon pela sexta vez na história, a terceira seguida. Em um duro jogo contra Matteo Berrettini, buscou a virada para se consagrar na grama inglesa com 3 a 1, parciais de 6/7 (4), 6/4, 6/4 e 6/3 em 3 horas e 27 minutos.

Djokovic festejou a conquista com sua celebração tradiciona­l em Wimbledon. Primeiro ele deitou na quadra com braços abertos e depois comeu um pouco da grama sagrada inglesa. Então foi para afetuoso abraço em seu técnico e no staff. Fez até selfie com um garoto na arquibanca­da. Aos 34 anos, o sérvio escreve mais um capítulo na bela e vitoriosa carreira.

O número 1 do mundo estava tão eufórico que, após o título, ergueu as mãos aos céus e saiu jogando camisas e acessórios para a torcida. Em um 2021 perfeito, ele conquista seu terceiro Gran Slam seguido após levantar os troféus do Australian Open e de Roland Garros.

Empolgado, Djokovic revelou que sua “primeira conquista” em Wimbledon ocorreu com somente 7 anos, quando usou materiais reciclávei­s para “criar” seu primeiro troféu do torneio em casa. O sonho de infância se tornou realidade.

“Vencer Wimbledon sempre foi meu maior sonho de criança. Quando eu era pequeno, com 7 anos, costumava fazer o troféu de Wimbledon com materiais do meu quarto, imaginando que estaria aqui um dia”, disse. “Eu tenho sempre de lembrar o quão especial é, uma grande honra e um privilégio.”

Djoko festejou igualar o recorde de 20 Grand Slams de Federer e Nadal e prometeu se esforçar para fechar a temporada perfeita com o Golden Slam, que seria ganhar os quatro maiores títulos do tênis no mesmo ano.

“Tenho de prestar uma grande homenagem ao Rafa e ao Roger. Eles são lendas do nosso esporte, os dois jogadores mais importante­s que já enfrentei. Eles são a razão de eu estar aonde estou hoje e me fizeram perceber o que tinha de fazer para melhorar. Os últimos dez anos foram uma jornada incrível que não acaba aqui.”

Federer usou as redes sociais para felicitar o título do sérvio. “Parabéns a Novak por sua 20.ª conquista de Grand Slam. Tenho orgulho de ter a oportunida­de de jogar em uma era especial de campeões de tênis. Desempenho maravilhos­o, muito bem”, escreveu o tenista.

Depois de festejar no piso duro do Australian Open, no saibro de Roland Garros e agora na grama de Wimbledon, falta apenas o título do US Open, nas quadras rápidas americanas, a partir de 30 de agosto, para Djokovic reunir os quatro principais troféus em uma mesma temporada. “Eu vou tentar. Estou bem e jogar meu melhor tênis nos Grand Slams é minha prioridade”, enfatizou o líder do ranking mundial.

O sérvio também felicitou Matteo Berrettini pela grande final que fizeram em Londres. Prevendo muitas conquistas na carreira do italiano, Djokovic elogiou o rival. “Foi mais do que uma batalha. Parabéns ao Matteo por um torneio fantástico. Foi uma partida difícil, ele é um verdadeiro martelo italiano e terá muitas coisas boas e conquistas no circuito de tênis”, afirmou Djokovic.

O tenista confessou que gostaria de disputar os Jogos de Tóquio, mas revelou que no momento as chances estão em 50%. “Eu estou um pouco dividido neste momento”, disse o sérvio.

 ?? SIMON BRUTY/AFP ?? Façanha. Novak Djokovic conquista Wimbledon pela sexta vez e chega a 20 títulos de Grand Slam na carreira
SIMON BRUTY/AFP Façanha. Novak Djokovic conquista Wimbledon pela sexta vez e chega a 20 títulos de Grand Slam na carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil