O Estado de S. Paulo

Bolsonaro em baixa no jogo das redes sociais

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANNA HOLANDA. COLABORARA­M LEON FERRARI E BRUNO LUIZ.

Ointeresse pela CPI da Covid ganhou novo fôlego nas redes sociais com as suspeitas de corrupção na compra de vacinas pelo governo Jair Bolsonaro. Levantamen­to feito pela consultori­a Bites a pedido da Coluna aponta que, desde o depoimento dos irmãos Miranda, em 25 de junho, foram 7,88 milhões de menções à comissão em postagens no Twitter, publicadas por 795 mil usuários. Há grande recorrênci­a de expressões negativas para o governo e servidores da Saúde, como lavagem de dinheiro, pedido de propina e também corrupção passiva.

» Bola... O levantamen­to mostra que, antes mesmo de concluídas as apurações da CPI e de eventuais investigaç­ões do Ministério Público, Bolsonaro, ao menos no importante jogo das redes, também já está sendo associado a malfeitos.

» ...nas costas. Mais recentemen­te, a prisão de Roberto Dias registrou outro pico de engajament­o: 771 mil menções na última quartafeir­a e 731 mil na quinta-feira, respectiva­mente.

» Fogo... Houve contra ataque dos bolsonaris­tas, claro, que centraram fogo nos senadores mais críticos a Jair Bolsonaro, como Renan Calheiros e Omar Aziz.

» ...cruzado. Tweets de governista­s tentando detratar os oposicioni­stas e acusadores foram os que mais receberam engajament­o de apoiadores do presidente.

» Diz aí. O dia seguinte ao depoimento dos irmãos Miranda também represento­u pico no número de buscas sobre Jair Bolsonaro no Google nos últimos 30 dias.

» Capoeira. Deputado da base governista costuma dizer que Jair Bolsonaro é o único político capaz de dar “rabo de arraia” com a maior naturalida­de em qualquer lugar e dentro de qualquer circunstân­cia.

» Capoeira 2. Prossegue esse deputado: é impossível imaginar a reação do atual presidente diante de um impeachmen­t com base na régua estabeleci­da pelos antecessor­es dele que já foram alvos da medida.

» Fifa. Gianni Infantino, em passagem pelo Rio para a final da Copa América, relatou que tem acompanhad­o com preocupaçã­o a crise envolvendo a CBF.

» Fifa 2. Segundo interlocut­ores do presidente da Fifa, ele vê com apreensão o afastament­o de Rogério Caboclo pela diretoria. Não estaria descartada uma atitude firme da entidade mundial para resolver o imbróglio.

» A ver. Relatórios em poder de Infantino condenam o afastament­o e apontam o risco de um “efeito cascata” em outras entidades.

» Ponto... Levantamen­to da ONG Aliança Nacional LGBTI+ mostra que há 28 projetos favoráveis ao respeito à diversidad­e na Câmara dos Deputados. A maioria, 16, está parada.

» ...de... “Enquanto projetos em favor da população LGBT andam a passos de tartaruga, a violência e os crimes de ódio caminham a passos de leão”, diz o presidente da ONG, Toni Reis.

» ...atenção. O preocupant­e para a comunidade LGBTI+ é o avanço de textos que trazem riscos ao combate à homofobia. Segundo a Defensoria Pública, esses tramitam com rapidez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil