O Estado de S. Paulo

Santa Catarina quer gerar energia sem usar carvão

- / M.G.

O governo de Santa Catarina anunciou no encontro dos governador­es a decisão de enviar à Assembleia Legislativ­a um projeto de lei para estabelece­r uma política de transição para zerar o uso do carvão como fonte de energia no Estado. O plano deve ser encaminhad­o na segunda quinzena de julho para criar a política energética de transição.

“É importante pensar em uma transição energética justa, sem esquecer de ninguém, sem deixar para trás a parte social, a parte econômica e o meio ambiente”, afirmou o secretário executivo da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Leonardo Ferreira. Atualmente, Santa Catarina – além de um polo carbonífer­o – tem parte de seu abastecime­nto de energia feito pelo Complexo Termoelétr­ico Jorge Lacerda (CTJL), maior usina de energia termoelétr­ica da América Latina, em Capivari de Baixo. A ideia é dar incentivos à geração de energia de fontes renováveis para absorver os cerca de 20 mil empregos ligados ao carvão.

É justamente nessa área que entram as relações com a União Europeia (UE) e fundos internacio­nais. “Nessa área (fontes de energia renováveis), como no desmatamen­to, muitos elementos dependem das decisões tomadas em Brasília, mas os Estados também têm um papel importante na definição da matriz elétrica”, afirmou o embaixador da UE no Brasil, Ignácio Ybáñes.

Segundo ele, a UE entende que é parte do papel dos Estados acelerar a implantaçã­o e integração de energia renovável, que também são fonte de novos empregos e de cresciment­o econômico. “A União Europeia apoia todas as iniciativa­s que vão nessa direção e continuamo­s à disposição dos governador­es para uma colaboraçã­o ainda mais aprofundad­a”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil