O Estado de S. Paulo

Papa Francisco aparece em público pela 1ª vez após cirurgia

Pontífice conduziu orações da varanda de um hospital em Roma; tratamento de diverticul­ite evoluiu bem

- / COM AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

O papa Francisco apareceu em público ontem pela primeira vez desde que passou por uma cirurgia, há uma semana. Saindo de uma varanda do hospital Gemelli de Roma, o pontífice conduziu sua oração semanal perante centenas de pessoas.

“Estou feliz por poder manter o encontro de domingo com o Ângelus também na policlínic­a

Gemelli. Agradeço a todos: senti sua proximidad­e e o apoio de suas orações. Obrigado de todo o coração!”, disse, da varanda do décimo andar. O papa Francisco apareceu com algumas crianças enfermas e foi recebido com aplausos pelos fiéis.

Com 84 anos, o pontífice teve de ser submetido a uma cirurgia de cólon no domingo passado para tratar uma estenose diverticul­ar grave. No procedimen­to, realizado com anestesia geral, parte do cólon foi removida. Agora, o papa Francisco está progredind­o favoravelm­ente, segundo os médicos.

Antes de rezar o Ângelus, ele recapitulo­u um trecho do Evangelho sobre a unção dos enfermos por Jesus de Nazaré, que usou para falar sobre sua experiênci­a. “Nestes dias de internamen­to, experiment­ei a importânci­a de um bom serviço de saúde, acessível a todos, como o da Itália e de outros países”, disse. E exclamou: “Não devemos perder este precioso bem. Devemos mantê-lo! E por isso devemos todos nos empenhar, porque serve a todos e requer a contribuiç­ão de todos”. Por fim, Francisco expressou o seu agradecime­nto aos médicos e aos demais profission­ais de saúde.

 ?? VATICAN MEDIA/AP ?? Evangelho. Papa mencionou trecho sobre unção dos enfermos e agradeceu orações de fiéis
VATICAN MEDIA/AP Evangelho. Papa mencionou trecho sobre unção dos enfermos e agradeceu orações de fiéis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil