O Estado de S. Paulo

COLOCANDO TUDO EM ORDEM

-

Desapego

“A gente tem que pensar que nosso espaço é pequeno para o que a gente tem, na verdade a gente que tem muito para o espaço que a gente vive”, pontua Mari. No estilo Marie Kondo, guarde somente o que te traz felicidade.

Prática

Viva as mudanças por um tempo para ver se funciona para você. “Eu faço o projeto e depois de 15, 20 dias, no máximo 30 dias, eu volto na casa do cliente para fazer os ajustes. Além disso, dou três horas de treinament­o para a funcionári­a ou para o próprio. cliente sobre dobras e organizaçã­o porque não adianta nada a pessoa não saber”, conta Karina.

Planejamen­to

Anote tudo o que você precisa fazer em cada ambiente da casa, sempre definindo metas reais para serem alcançadas. Olhe minuciosam­ente para todos os cômodos e comece por aquele que mais incomoda quando o assunto é bagunça.

Reaproveit­amento

Não saia comprando todos os produtos organizado­res do mundo. Entenda o motivo daquela compra e como o novo objeto irá te ajudar. É possível pensar também em soluções sustentáve­is como fazer dos potes de sorvetes um porta-coisas ou transforma­r a tampa de uma caixa de sapatos em divisor de gavetas.

Tempo

Acima de tudo, tenha paciência com você mesmo. Um bagunceiro não vai virar organizado da noite para o dia. Comece estabelece­ndo horários para lavar a louça do dia ou recolher todos os sapatos jogados da sala. Encontre uma rotina que caiba na sua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil