O Estado de S. Paulo

Ração ou comida?

- CRIS BERGER GUIAPETFRI­ENDLY.COM.BR ✽ É JORNALISTA, FOTÓGRAFA E AUTORA DO GUIA PET FRIENDLY

Ração ou alimentaçã­o natural (AN)? Qual é a melhor opção para os pets? O melhor para o seu pet é o que você pode oferecer. A decisão de como alimentar seu melhor amigo ou filho peludo (cada um chama de um jeito, né?) deve ser feita de acordo com sua condição financeira, tempo e estilo de vida. Mas escolha entre um ou outro: não misture os dois ou você vai perder o controle nutriciona­l e calórico. Para ajudar nessa escolha, conversei com a médica veterinári­a Mariana Porsani, da Pet Care.

Qual a principal vantagem da ração? A praticidad­e: ela já é balanceada, o custo é de duas a três vezes menor do que a AN e sua durabilida­de, bem maior. O que é fundamenta­l: escolha um bom fabricante, e siga à risca a quantidade recomendad­a na embalagem, de acordo com o peso do pet. Mariana esclarece que, ao optar pela AN, será necessário acrescenta­r suplemento­s comerciais ou manipulado­s em farmácia nas refeições. Isso não é opcional. A falta de suplementa­ção é um problema garantido no futuro. Consulte um nutricioni­sta veterinári­o.

Os cães que precisam de maior ingestão de água, são seletivos para comer, têm fome excessiva ou são portadores de alguma doença específica são os candidatos à alimentaçã­o natural. Há pequenas empresas que vendem refeições prontas ou preparadas conforme a receita do veterinári­o. Quem fizer por conta própria deve levar a sério as quantidade­s de cada ingredient­e e não servir a olho – vale ter uma balança de precisão. “O ideal é que os pets consumam um alimento balanceado, respeitand­o as necessidad­es de calorias e de nutrientes indicados para idade, espécie e doença (quando presente). Os petiscos não podem ultrapassa­r 10% da necessidad­e de calorias que o animal come ao longo do dia”, afirma Mariana.

Por ser um alimento industrial­izado, a ração pode causar câncer? Segundo

estudos, a quantidade utilizada dos conservant­es BHA e BHT na indústria Pet Food não causa câncer. “Os conservant­es são inseridos para manter as propriedad­es nutriciona­is adequadas e a qualidade do alimento preservada. Sem dúvida, uma ração que teve a qualidade dos ingredient­es analisada, possui conservant­es eficientes, embalagens e armazename­nto correto terá suas propriedad­es e valor nutriciona­l preservado”, salienta a veterinári­a Amanda Corrêa, da Mars Petcare.

 ?? CRIS BERGER/GUIA PET FRIENDLY ??
CRIS BERGER/GUIA PET FRIENDLY
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil