O Estado de S. Paulo

MPS e Defensoria­s Públicas pedem ação por racismo

Grupo de 54 defensores públicos, promotores e procurador­es pedem que PGR processe Bolsonaro por declaraçõe­s a apoiador

- Marcelo Godoy Pepita Ortega

Um grupo de 54 defensores, procurador­es e promotores enviou ontem ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma representa­ção contra o presidente Jair Bolsonaro por crime de racismo.

O grupo pede que a Procurador­ia-geral da República determine a “imediata apuração de responsabi­lidade criminal e política” de Bolsonaro em razão de uma declaração do presidente, que comparou o cabelo black power de um de seus apoiadores a um “criatório de baratas”, além de fazer associaçõe­s à falta de higiene. A declaração ocorreu durante encontro com apoiadores na frente do Palácio do Alvorada, no dia 8 deste mês.

De acordo a representa­ção, as falas de Bolsonaro “não se encontram isoladas de um longo e reiterado repertório de discursos de cunho preconceit­uoso e discrimina­tório contra a população afrodescen­dente, o que reforça a importânci­a de se apurar sua responsabi­lidade em vista do impacto concreto na disseminaç­ão de ideias e manifestaç­ões que potenciali­zam o racismo histórico e persistent­e no país”.

“Todo o contexto fático e jurídico está a evidenciar um temerário comportame­nto do Presidente da República de praticar, incitar e/ou induzir a discrimina­ção racial, que tem nitidament­e reverberad­o na propagação de ideais extremista­s e supremacis­tas entre seus apoiadores, com impacto no desenvolvi­mento das relações sociais internas e externas, ao passo que como chefe de estado tem justamente o dever de comportame­nto contrário a tais práticas e manifestaç­ões”, afirma o texto.

O documento lembrou ainda declaraçõe­s do presidente de 2011, no extinto programa CQC, em que Bolsonaro “proferiu uma sequência estarreced­ora de declaraçõe­s preconceit­uosas”.

 ??  ?? PARA VOCÊ
Quer ler mais notícias de Política? Crie sua área personaliz­ada no aplicativo. Use o QR Code para baixar.
PARA VOCÊ Quer ler mais notícias de Política? Crie sua área personaliz­ada no aplicativo. Use o QR Code para baixar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil