O Estado de S. Paulo

Doria contrai covid pela segunda vez e defende vacinas

Governador de São Paulo cancela compromiss­os presenciai­s e afirma que vai manter atividades ‘de forma virtual’

- Bruno Ribeiro

O governador João Doria contraiu covid-19 pela segunda vez, após tomar duas doses da Coronavac, e afirmou que seu caso serve de alerta. “Não importa a vacina, elas evitam o agravament­o da doença, não a infecção.”

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou ontem que foi diagnostic­ado novamente com a covid-19 e cancelou compromiss­os presenciai­s. Ele já havia tomado as duas doses da vacina Coronavac e disse estar “muito bem e disposto”. Doria vai manter as atividades em sua casa, nos Jardins, zona sul de São Paulo. O vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), vai representá-lo nos eventos públicos.

Doria já havia sido diagnostic­ado com o novo coronavíru­s em agosto do ano passado. Na época, o tucano cumpriu o período de isolamento e, assintomát­ico, não precisou de cuidados médicos fora de casa. Ontem, em uma publicação nas redes sociais, o governador disse que a nova contaminaç­ão serve como um “alerta” para todos.

“Hoje (ontem), por prevenção, fiz mais um teste de covid e o resultado, infelizmen­te, foi positivo. Por orientação médica, cancelei imediatame­nte toda a agenda e vou trabalhar de casa, cumprindo os meus compromiss­os como governador, mas de forma virtual”, afirmou o tucano. “Meu caso serve de alerta para todos que já foram vacinados seguirem respeitand­o os protocolos. Pois, todos estão suscetívei­s a serem infectados e transmitir o vírus, mesmo vacinados. Não importa a vacina, elas evitam o agravament­o da doença, não a infecção”, escreveu Doria na postagem.

O governador está em campanha para as prévias do PSDB, que vão definir o candidato do partido à Presidênci­a da República no ano que vem. No fim de semana passado, esteve em Mato Grosso do Sul e em Goiás. Na segunda-feira, participou de um evento com público da Secretaria da Educação no Memorial da América Latina. Anteontem, compareceu a ato em memória do ex-governador André Franco Montoro que reuniu mais de 30 prefeitos do Estado.

A população vacinada corre risco menor de contrair formas graves do coronavíru­s e de precisar de leitos de internação. A possibilid­ade de morte em decorrênci­a da doença para aqueles que tomaram a vacina é próxima de zero, de acordo com o estudo clínico que liberou a Coronavac no Brasil. Entretanto, os imunizados em contato com o vírus podem transmiti-lo para outras pessoas e têm chances de desenvolve­r formas leves da doença.

“E, para aqueles que ainda não foram vacinados, meu caso também serve de exemplo, para demonstrar a importânci­a da vacinação para evitar que a doença se agrave, levando à internação ou morte”, escreveu Doria, ontem.

 ?? GOVERNO SP ?? Agenda. João Doria ontem, antes do resultado do teste
GOVERNO SP Agenda. João Doria ontem, antes do resultado do teste

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil