O Estado de S. Paulo

Sprint Race chega para aproximar categoria dos jovens

Fórmula 1 terá corrida curta hoje que vai dar pontos no campeonato e definir o grid de largada da prova de amanhã

- Rafael Sant’anna ESPECIAL PARA O ESTADÃO

A Fórmula 1 vai testar neste fim de semana, no GP da Inglaterra, um novo formato de treino para tentar deixar a categoria mais dinâmica. Trata-se da ‘sprint race’, uma corrida que terá um terço da duração da prova original – 17 voltas. A ideia é tornar os três dias de sessões mais interessan­tes para o público mais jovem. A pole ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes, que fez o melhor tempo ontem.

Hoje, ao invés de disputarem a pole por tempo, os pilotos farão uma ‘mini-corrida’, que valerá pontos e decidirá quem largará na frente no GP de amanhã.

Para essa temporada, a F-1 decidiu encurtar as sessões de sexta-feira, reduzindo-as de 90 minutos para 60. Os diretores da categoria automobilí­stica pensam também em fazer mudanças nas corridas, já que os mais jovens não se interessam por GPS que duram muito tempo.

As alterações são inspiradas na F-2, categoria abaixo da F-1. No ano passado, cada etapa tinha duas provas: a feature race e a sprint race. A primeira, mais longa, valia mais e era disputada aos sábados. Já a segunda, mais curta, dava menos pontos e era aos domingos. Para 2021, a F-2 optou por fazer três sprint races, duas aos sábados e uma no domingo. O objetivo é cortar gastos em função da pandemia.

Além de Silverston­e, o novo formato acontece também em setembro, no GP da Itália, e em outra prova, sem local definido. Há uma boa possibilid­ade de o Brasil ser escolhido, caso as condições sanitárias permitam. “Isso não será tão intenso, mas carrega a mesma ideia de pilotar com o pé embaixo, sem estratégia, sem pit stops, em pouco mais de meia hora de ação”, disse o diretor técnico da F-1, Ross Brawn. Ele ainda lembrou que “aquela corrida de duas voltas que acabamos tendo em Baku foi um dos melhores momentos da temporada”. Na ocasião, o mexicano da Red Bull, Sergio Perez, foi o vencedor, seguido por Vettel, da Aston Martin, e Pierre Gasly, da Alphatauri.

Muito se fala de como a categoria se tornou monótona, com poucas ultrapassa­gens. É por isso que, visando o futuro e o calendário que ganha cada vez mais datas, a F-1 deseja adotar a nova disputa em algumas pistas. Porém, o sete vezes campeão Lewis Hamilton não concorda com a iniciativa. “Tomara que tenhamos ultrapassa­gens, mas não acho que será muito emocionant­e”, disse. Segundo o britânico, os pilotos não vão querer correr riscos. Os s tempos de sexta-feira definem a largada do sprint race.

De qualquer forma, a F-1 se prepara para receber em Silverston­e um total de 350 mil pessoas no fim de semana. Somente na corrida, são esperados 140 mil fãs, um recorde desde o início da pandemia, superando o público de Wimbledon e da Eurocopa 2020, por exemplo. Os organizado­res estão confiantes que o protocolo de covid-19 adotado garantirá a segurança sanitária de todos no evento.

 ?? ANDREW COULDRIDGE / REUTERS ?? Mercedes. Hamilton, pole position da Sprint Race, e Bottas
ANDREW COULDRIDGE / REUTERS Mercedes. Hamilton, pole position da Sprint Race, e Bottas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil