O Estado de S. Paulo

Mercado ajusta expectativ­a para Ibovespa

-

O Termômetro Broadcast Bolsa mostra que a expectativ­a de ganhos para o Ibovespa no curtíssimo prazo, que havia sido inflada na pesquisa anterior, passou por ajustes e perdeu força. Por outro lado, neste levantamen­to nenhum dos participan­tes disse esperar queda para as ações na semana que vem.

As previsões ficaram divididas entre alta, com fatia de 66,67%, e estabilida­de, com 33,33% das respostas, para o período entre 19 e 23 de julho.

Na pesquisa anterior, para a presente semana 83,33% acreditava­m em alta; 8,33%, em variação neutra; e outros 8,33%, em perdas. A Bolsa fechou a semana com queda de 2,36%.

O Termômetro tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do principal índice da B3 na semana seguinte.

Os próximos dias devem ser menos intensos no Brasil com o início do recesso parlamenta­r, que vai até 31 de julho. A agenda é relativame­nte tranquila, com destaque para o IPCA-15, previsto para sexta-feira, dia 23. Há expectativ­a, ainda, de divulgação dos dados de arrecadaçã­o de junho, mas a Receita ainda não informou a data.

No exterior, o ponto alto do calendário econômico é a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira. “Deverá ajustar sua orientação para os próximos meses após anunciar as mudanças de suas estratégia­s (que agora indicam uma meta simétrica da inflação de 2%)”, afirmam os economista­s do Bradesco.

Na próxima semana começa a ganhar corpo a temporada de balanços do segundo trimestre, com divulgação dos números da Neoenergia e Hypera, na terça e na sexta-feira, respectiva­mente. Antes, porém, na segunda-feira (19) a Vale informa seus dados de produção e vendas do segundo trimestre e na quinta é a vez a Petrobrás publicar seus dados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil