O Estado de S. Paulo

Uma recuperaçã­o oscilante

-

Puxada pela indústria, a economia cresceu 0,3% nos 12 meses até maio, mas ainda ficou 0,7% abaixo do nível de fevereiro do ano passado, antes do tombo causado pela pandemia, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). “Esses resultados mostram que ainda há um longo caminho para a retomada mais robusta”, comentou o pesquisado­r Claudio Considera, coordenado­r do Monitor do PIB-FGV, a mais detalhada prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar da reação do consumo e de sinais positivos em todos os setores, o ritmo dos negócios tem oscilado. No trimestre móvel encerrado em maio a atividade foi 0,9% inferior à dos três meses até fevereiro.

O cresciment­o econômico de 1,8% em maio foi o melhor desempenho mensal registrado em 2021 pelo Monitor, mas esse resultado ficou longe de compensar a perda acumulada em março e abril. Em cada um desses meses o PIB encolheu 1,4%, segundo as contas da FGV. Apesar desse avanço inseguro, mercado e governo têm elevado suas projeções para este ano.

O Ministério da Economia acaba de aumentar sua estimativa de 3,5% para 5,3%, emparelhan­do sua expectativ­a à do mercado. Em quatro semanas, economista­s do setor financeiro e de grandes consultori­as passaram de 4,85% para 5,26% suas previsões de aumento do PIB em 2021.

Se a nova expectativ­a oficial estiver certa, a economia brasileira chegará a dezembro com um ganho de 0,98% em relação ao resultado de 2019. Mas o dado mais significat­ivo, para quem se preocupa com o potencial produtivo do País, está nas projeções para os próximos anos. O cresciment­o anual do PIB ficará em torno de 2,5% no período de 2022 a 2025, segundo as novas estimativa­s divulgadas pelo Ministério da Economia. As projeções do mercado indicam 2,09% para o próximo ano e 2,5% para os dois seguintes.

Há anos as projeções de longo prazo ficam na faixa de 2% a 2,5%. Esse é o potencial de cresciment­o avaliado por economista­s brasileiro­s e estrangeir­os. O baixo investimen­to em máquinas, equipament­os e obras é um dos fatores limitantes levados em conta pelos especialis­tas. Desde janeiro de 2000, esse tipo de investimen­to correspond­eu em média a 18% do PIB. No período a partir de 2015 a média ficou em 16%. Em maio deste ano, a taxa foi bem mais alta, 22,1%, segundo a FGV.

Mas isso de nenhum modo aponta uma alteração dos padrões. Essa elevação reflete principalm­ente o forte aumento da produção de certos tipos de equipament­os, como caminhões e outros veículos, depois da grande queda em 2020. Além disso, falta verificar por quanto tempo se manterá uma taxa em torno de 22%. Depois, essa porcentage­m, apesar de superior à média de duas décadas, ainda seria insatisfat­ória para as necessidad­es do País. Em outros emergentes, a formação de capital fixo normalment­e supera esse padrão.

Nos últimos dez anos o desempenho econômico do Brasil foi nitidament­e inferior ao da maioria dos países de renda média. O País cresceu menos, poupou e investiu muito menos e foi menos capaz de se integrar nas cadeias globais de produção. Enquanto outras economias emergentes participar­am de acordos e ingressara­m em novas áreas de comércio, o Brasil permaneceu pouco aberto, perdendo múltiplas oportunida­des de intercâmbi­o e de absorção de investimen­tos e de tecnologia. Alguns grupos, privilegia­dos pela política oficial, prosperara­m e até ganharam projeção global, mas a maior parte da indústria e dos serviços pouco participou do jogo mais amplo.

O atual governo quase nada fez para mudar esse quadro. A economia permaneceu fechada, incapaz de se beneficiar até do acordo entre Mercosul e União Europeia. Durante a maior parte do tempo essa administra­ção defendeu bandeiras anti-globalista­s. Seu anti-ambientali­smo criou riscos para o setor mais eficiente da economia nacional, o agronegóci­o. Diante da pandemia, seu negacionis­mo e sua desastrosa política sanitária, causadora de atraso na vacinação, dificultar­am a retomada. A tudo isso é preciso somar as tensões criadas pelo presidente da República, o maior fator de inseguranç­a econômica do Brasil.

PIB voltou a crescer em maio, segundo a FGV, mas a retomada apenas começou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil