O Estado de S. Paulo

MDB e PSL até esboçam chapa rumo a 2022

- COLUNA DO ESTADÃO ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANNA HOLANDA

Enquanto o eternament­e dividido PSDB dá a largada ao seu processo de prévias e, junto com ala do DEM, permanece acoplado ao Centrão na Câmara, MDB e PSL avançam nas conversas ao centro com vistas às eleições. Os dotes dessa possível união são conhecidos: os emedebista­s têm o tempo de TV e o ex-partido de Jair Bolsonaro a dinheirama do fundo eleitoral. Dirigentes até já esboçam nomes de chapa presidenci­al dos sonhos: o apresentad­or José Luiz Datena, recém-filiado ao PSL, como candidato ao Planalto tendo a senadora Simone Tebet de vice.

» Já era? A recente filiação de Datena ao PSL foi fundamenta­l para afastar o partido do clã Bolsonaro.

» A serviço... Em alta na CPI da Covid, Simone Tebet (MDB-MS) tem dito que apoiará uma terceira via no ano que vem e, por isso, não descarta ser vice caso seja necessário abrir mão do sonho do Planalto.

» ...da causa. Mas há também um plano B, com Luciano Bivar (PSL-PE) como vice de Simone, se Datena não topar. Esse agrada a quem gostaria de ter uma mulher contra Bolsonaro.

» Todos... As conversas entre PSL e MDB não excluem outros partidos de centro, como o Cidadania, o PSD e também o DEM.

» ...juntos? Nas tratativas com o PSL, o senador Rodrigo Pacheco, hoje no DEMMG, surge como alternativ­a central ao Planalto pelo partido de Gilberto Kassab.

» Letras. José Genoino está concluindo uma autobiogra­fia. Os originais estão quase prontos e o livro deve ser publicado neste ano.

» Buscando… Na confecção do relatório da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL) tem sido detalhista ao extremo. O senador, conhecido por ser metódico, tem usado seu gosto pelas minúcias para desatar a complicada trama de informaçõe­s e personagen­s.

» ...inspiração. A interlocut­ores, Renan ressalta o “peso histórico” do documento. Sabe que ele pode mudar os rumos do País. O senador cita como exemplo o caso da CPI de 1953, que tinha por objetivo investigar o presidente Getúlio Vargas.

» Diz... O procurador de falências de São Paulo Thiago Toledo Rodrigues fez oito perguntas aos administra­dores da Odebrecht. Quer saber se o conglomera­do conseguirá pagar os R$ 8,5 bilhões previstos no acordo de leniência firmado na Lava Jato depois que a Braskem for vendida.

» ...aí. Maior petroquími­ca das Américas, a Braskem responde por 87% do faturament­o da Odebrecht. O valor da participaç­ão da empresa no grupo é estimado em até R$ 20 bilhões, mas foram entregues em garantia aos bancos.

» Entendeu? Sem a Braskem, há o risco de um calote nos demais credores, o MP entre eles.

» For sale. O grupo Odebrecht se compromete­u a vender a Braskem neste ano e busca receber propostas pela empresa ainda neste mês de julho.

 ?? REPRODUÇÃO/INSTAGRAM ?? » CLICK. No Rio, o deputado Paulo Ganime (NovoRJ), à esq., recebe o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à dir. Matheus Simões, secretário de Zema, também foi.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM » CLICK. No Rio, o deputado Paulo Ganime (NovoRJ), à esq., recebe o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, à dir. Matheus Simões, secretário de Zema, também foi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil