O Estado de S. Paulo

Médico diz que Bolsonaro deve ter alta hoje

Ao ‘Estadão’, Macedo afirma que opção por cirurgia levaria a novas obstruções intestinai­s

- Brenda Zacharias Paula Felix Renata Mesquita / COLABORARA­M VICTOR SGUARIO, ESPECIAL PARA O ESTADÃO, e EDUARDO RODRIGUES

O médico-cirurgião Antonio Luiz Macedo afirmou que o quadro clínico do presidente Jair Bolsonaro está evoluindo de “forma satisfatór­ia” e o chefe do Executivo deve ter alta hospitalar hoje.

“O sistema digestivo de Bolsonaro está funcionand­o e está sem obstruções. Já há passagem de alimentos”, disse Macedo a jornalista­s na tarde de ontem, na porta do hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, onde Bolsonaro está internado desde quarta-feira.

A equipe que acompanha o presidente, que teve uma obstrução intestinal, deve decidir agora sobre a alimentaçã­o de Bolsonaro – a dieta deve passar de cremosa (consumida com colher) para pastosa (consumida com garfo), sem incluir alimentos fermentati­vos, que formam gases. Macedo afirmou que a recomendaç­ão é que Bolsonaro mastigue bem a comida, faça refeições leves e pratique exercícios regularmen­te, como caminhadas. Segundo o médico, a depender de avaliação médica, o presidente estaria apto a voltar ao trabalho amanhã.

Em entrevista ao Estadão, ontem, Macedo disse que o “tratamento conservado­r” era o mais indicado para o caso de Bolsonaro, pois uma cirurgia abriria espaço para novas obstruções. Bolsonaro já foi submetido a seis operações desde que levou uma facada, em 2018. “Não tem tratamento novo para obstrução intestinal. Abrir uma barriga pode aderir no intestino e pode, eventualme­nte, causar uma infecção. O tratamento é soro, antibiótic­o para evitar infecção e observar. Se o intestino retorna, tira a sonda e dá alimento. A cirurgia causa mais danos do que benefícios”, afirmou o médico.

Macedo também descartou a relação da obstrução intestinal com eventuais esforços físicos nas motociatas realizadas pelo País pelo presidente, mas citou possíveis impactos do estresse. “O que acontece é que, às vezes, quando a pessoa está estressada, ela come um pouco mais rápido e não mastiga o suficiente. A gente orienta o paciente a mastigar 15 vezes cada garfada. Daí, a comida fica cremosa e passa mais fácil.”

Ontem, mais cedo, Bolsonaro divulgou nas redes sociais uma foto tomando sopa em seu quarto. Publicou, ainda, um outro vídeo caminhando pelo corredor do hospital. Na imagem, o presidente está sem máscara.

Virtual. Do hospital, Bolsonaro também participou virtualmen­te da inauguraçã­o de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Missão Velha, no Ceará. A participaç­ão do presidente foi transmitid­a em um telão instalado no local.

O presidente lembrou que o banco estatal é o responsáve­l pelos pagamentos do auxílio emergencia­l durante a pandemia de covid-19 e criticou governador­es e prefeitos por terem adotado medidas de isolamento social e lockdown durante a crise sanitária.

“Muitos governador­es e prefeitos fecharam as cidades e os Estados, tirando o emprego e o ganha-pão de milhões de pessoas. O governo federal foi ao socorro da população”, declarou Bolsonaro durante o evento.

 ?? REPRODUÇÃO/ YOUTUBE ?? Do hospital. Bolsonaro participou ontem de evento da Caixa
REPRODUÇÃO/ YOUTUBE Do hospital. Bolsonaro participou ontem de evento da Caixa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil