O Estado de S. Paulo

Líder, MS tem bônus e rapidez de distribuiç­ão

- /ITALO LO RÉ e M.H.

Na corrida da vacinação, o Mato Grosso do Sul lidera com folga. Proporcion­almente, é o Estado que mais aplicou duas doses ou o imunizante de dose única: 28,6% da população até sexta.

Entre os motivos para o êxito, estão a logística rápida de distribuiç­ão de doses e incentivo financeiro aos municípios que mais aplicam. “Lugar de vacina não é na geladeira, é no braço. Esse é o nosso lema”, diz o secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende.

A entrega das remessas aos municípios, segundo ele, ocorre até 12 horas após o recebiment­o, independen­temente do horário em que aterrissam em Campo Grande. “Se chegar à noite, a gente distribui à noite, para aplicarem já na manhã do dia seguinte”, afirma.

O incentivo financeiro foi criado em junho: o Estado destina aos municípios R$ 2,10 para cada dose de vacina aplicada. “Isso os ajuda a pagar plantões dos profission­ais de saúde e diminui o impacto da vacinação nas despesas”, afirma Resende.

Ele destaca que o valor só é repassado integralme­nte a cidades que administra­m mais de 95% das doses recebidas. Aquelas que aplicam entre 90% e 94,99% recebem 70% do valor. Quem aplica menos que isso ou não administra imunizante­s nos fins de semana não recebe.

O Estado implemento­u ainda uma vigilância para ajudar municípios mais atrasados e passou a fazer levantamen­tos constantes com as cidades, inclusive cobrando para que atualizem os dados nos sistemas.

Sem relaxar. O avanço da vacinação, porém, não significa abandonar protocolos. Em junho, o presidente Jair Bolsonaro pediu ao Ministério da Saúde um estudo para desobrigar o uso de máscaras entre vacinados e “recuperado­s” da covid, quando cerca de 11% da população havia tomado duas doses. A ideia foi criticada por médicos e o governo recuou. O microbiolo­gista Luiz Gustavo Amaral diz ser crucial manter medidas não farmacológ­icas, como máscaras. “O objetivo das vacinas da covid sempre foi evitar mortes e doenças graves, nunca se falou em evitar a transmissã­o.”

Em abril, os Estados Unidos suspendera­m o uso de máscaras entre vacinados. A diferença é que a vacina já estava disponível para todos os adultos. No Reino Unido, o fim do lockdown foi atrelado ao êxito da vacinação. Lá, 70% da população tomou a 1ª dose e 53%, a 2ª. Restrições de distanciam­ento social serão retiradas amanhã e a máscara não será exigida em local fechado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil