O Estado de S. Paulo

‘Comitê socioambie­ntal responde para o CEO’

- / F.S.

• Implantar estratégia­s de ESG e de diversidad­e pode gerar fricção dentro da empresa. O sr. sentiu alguma dificuldad­e, em algum momento, dentro do grupo?

Tomamos uma decisão, no começo dos anos 2000, de trabalhar o tema através do conceito de Investimen­to Social Privado, ou ISP. A nossa escolha foi por destinar 1% da receita de nossos negócios para iniciativa­s conectadas a essa agenda. O desafio que enfrentei foi com parte do corpo de líderes do negócio, que sugeriu que isso deveria sair do lucro, e não da receita. Nesse momento, a decisão de não ceder foi muito importante porque o conceito por trás disso é que, ao colocar o compromiss­o direto na receita da empresa, fica claro que esse é o nosso modo de fazer negócios, e como tal, deve fazer parte do orçamento desde o início. Nosso caso é muito particular porque essa agenda sempre esteve presente em nossa história. Com nomes diferentes de ESG, atuamos desde o início nas agendas de empreended­orismo e empoderame­nto feminino e no cuidado com o legado socioambie­ntal.

• Para dar certo, executivos e conselho têm de ser os ‘capitães’ dessa agenda?

O ESG é a nossa forma de fazer negócios. Não é, e nunca foi, uma opção não ser assim. É resultado, é venda. Por isso, com o lançamento dos nossos 16 compromiss­os para o futuro, neste ano, nós criamos um comitê executivo voltado exclusivam­ente para a discussão estratégic­a de oportunida­des socioambie­ntais. O conselho tem como papel a garantia de liderança estratégic­a de longo prazo e de direcionam­ento das frentes de ESG. O CEO tem o papel de garantir o melhor plano e execução. O novo comitê responde diretament­e a mim e tem a presença do CEO e de outros líderes da companhia.

• Qual é a melhor forma de garantir uma adesão da equipe aos conceitos ESG?

Vivemos a sustentabi­lidade na prática, traduzindo-a mais em ações do que em conceitos. Nutrimos relações nas quais os colaborado­res são avaliados e encorajado­s a atuar de forma consciente, cooperativ­a e responsáve­l. Em 2021, lançamos nossos Compromiss­os para o Futuro, listados no site umabelezad­efuturo.com.br. São 16 metas para os próximos dez anos, propostas pelo nosso time e aprovadas pela liderança e pelo conselho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil