O Estado de S. Paulo

NOVOS HORIZONTES

Desfiles internacio­nais apontam os ternos e a alfaiatari­a como tendência forte para as próximas temporadas

- Alice Ferraz

No Brasil, ainda estamos vivendo a era do aconchego, como já falamos na coluna. As roupas que dão espaço para o corpo, com modelagens confortáve­is e tecidos macios estão em alta e nos abraçam neste momento de pandemia, trazendo um conforto bem-vindo e necessário. No entanto, trabalhar com moda é pensar no que vem depois. É papel dos diretores criativos e profission­ais do meio antecipar os desejos do público e se adaptar a isso. As semanas de alta-costura são ótimas oportunida­des para observarmo­s como a moda se prepara para os novos cenários.

Historicam­ente, a temporada de Haute Couture é conhecida por seu caráter experiment­al e ousado. Ao criarem peças feitas sob medida, para uma pequena parcela de clientes globais com alto poder aquisitivo, os estilistas têm mais liberdade de experiment­ar ideias novas, priorizar sua visão criativa e mostrar como enxergam o mundo que, hoje, é um novo mundo que se prepara para o pós-pandemia. Essas ideias são adaptadas para roupas com mais apelo comercial e ganham as ruas. Portanto, o que é apresentad­o agora na Europa é um prelúdio do que está por vir e de como iremos nos vestir no dia a dia.

E como a moda está se adaptando aos novos tempos? Com mais de 3,4 bilhões de doses de vacinas para covid-19 administra­das no mundo, segundo dados da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), um horizonte pós-pandemia começa a se formar e, pouco a pouco, as atividades de vida cotidiana são retomadas. No trabalho, o cenário é o mesmo, a quarentena forçou uma grande parcela da população ao home office e, no retorno, o modelo híbrido já é uma realidade, porém, vemos que a vida no escritório não foi extinta. Aliás, sentimos falta desse convívio.

Um relatório publicado pela McKinsey & Company chamado “O futuro do trabalho póscovid-19” analisou 2 mil funções em 800 ocupações diferentes de oito países e fala que: “Alguns tipos de trabalho que, tecnicamen­te, podem ser feitos remotament­e são melhores quando realizados presencial­mente. Decisões críticas de negócios, sessões de brainstorm­ing, troca de informaçõe­s sensíveis e a chegada de novos colaborado­res são exemplos de atividade que podem perder alguma efetividad­e quando feitos remotament­e”.

Em um cenário de retorno ao trabalho presencial, os moletons dão lugar ao eterno símbolo do trabalho: os terninhos. Na passarela, são eles que ganham destaque. Na coleção de outono-inverno 2021 da marca de streetwear de luxo off-white, apresentad­a no início do mês, as formas maxi que tornaram a grife famosa são substituíd­as por blazers, saias e calças, tudo mais ajustado ao corpo, em uma cartela de tons mais sóbrios. O mesmo acontece no desfile de alta-costura da icônica Chanel. Agora, pelo olhar da discípula de Karl Lagerfeld, Virginie Viard, a marca tem suas origens na libertação feminina na moda com a criação de roupas mais práticas para mulheres e, nesta coleção, teve como um dos destaques um terno branco de linhas puras, mas com lapelas arredondad­as e formas alongadas, para manter a suavidade e o conforto.

Os novos ternos e peças de alfaiatari­a da alta-costura também aparecem com detalhes especiais e lúdicos na Schiaparel­li e na Pyer Moss, brancos, como um símbolo de renovação, como o casaco longo usado com bota na passarela da Fendi e até com fortes referência­s do armário masculino na Balenciaga. Marcas tão diferentes apresentan­do uma mensagem clara que começa a despontar na moda: é hora de voltar, e vamos estar vestidos a caráter para este momento.

 ??  ?? Volta ao trabalho. Os estilistas têm mais liberdade de experiment­ar ideias novas, priorizar sua visão criativa e mostrar como enxergam o mundo que, hoje, é um novo mundo que se prepara para o pós pandemia
Volta ao trabalho. Os estilistas têm mais liberdade de experiment­ar ideias novas, priorizar sua visão criativa e mostrar como enxergam o mundo que, hoje, é um novo mundo que se prepara para o pós pandemia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil