O Estado de S. Paulo

Revalidaçã­o do diploma

-

Quem faz um curso de mestrado e doutorado no exterior com a intenção de voltar ao Brasil precisa considerar o processo de reconhecim­ento do diploma. Isso porque nenhum diploma emitido por universida­de estrangeir­a é automatica­mente reconhecid­o no Brasil.

Isso se dá em universida­des brasileira­s, públicas ou privadas, regularmen­te credenciad­as que possuam cursos de pós-graduação reconhecid­os pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) na mesma área de conhecimen­to, em nível equivalent­e ou superior.

Dessa forma, é recomendáv­el que o candidato a uma pós estrangeir­a pesquise antes em uma instituiçã­o nacional com curso semelhante se há ou não a possibilid­ade de reconhecim­ento do diploma internacio­nal.

Outro fator que deve ser considerad­o é se o curso escolhido resultará na produção de um trabalho de conclusão. Conforme orientaçõe­s do Portal Carolina Bori (carolinabo­ri.mec.gov.br), seção do site do Ministério da Educação (MEC) que reúne informaçõe­s para orientar e coordenar o processo de revalidaçã­o e reconhecim­ento de diplomas estrangeir­os, a produção de uma tese, uma dissertaçã­o ou outro projeto de conclusão é essencial para o reconhecim­ento do diploma depois no Brasil. Pós estrangeir­as que não tenham projetos de conclusão dificilmen­te terão seus diplomas reconhecid­os por aqui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil