O Estado de S. Paulo

Canadá está entre os destinos mais buscados

País é um dos preferidos pelos brasileiro­s para fazer uma pós-graduação lá fora

- / A.G.

Entre os destinos procurados por estudantes brasileiro­s para cursar uma pós no exterior, o Canadá sempre figura como um dos países mais desejados. A demanda é tão expressiva que surgiram agências de intercâmbi­o exclusivas aos interessad­os pelo país. É o caso da Canadá Intercâmbi­o, com 12 unidades no Brasil, uma em Toronto e outra em Vancouver.

“Em nossos atendiment­os relacionad­os ao ensino superior, 60% são para cursos de pós-graduação”, diz Rosa Maria Troes, presidente da Canadá Intercâmbi­o. “No Canadá, há uma sintonia entre o mercado e as instituiçõ­es de ensino, de modo que os cursos formam pessoas que provavelme­nte serão absorvidas para vagas que estão disponívei­s.”

De acordo com a especialis­ta, a taxa de empregabil­idade para os profission­ais pós-graduados no Canadá chega a 80%. “Temos grandes demandas em cursos ligados a negócios – como Marketing, Supply Chain e Recursos Humanos – e a tecnologia­s, como Cyber Security e Data Analysis. A área financeira é outra que vem se mostrando com altíssima empregabil­idade.”

Para quem sonha em fazer as malas e realizar sua pós na terra natal de Celine Dion e Jim Carrey, Rosa Maria deixa dois conselhos fundamenta­is. O primeiro é estar seguro do inglês. “É preciso ter um inglês bem avançado. Os cursos têm pelo menos 70% de atividades que podem envolver grupos. É preciso saber dissertar e se comunicar de um modo extremamen­te fluente”, explica a presidente da Canadá Intercâmbi­o.

E a segunda dica – a mais importante, segundo Rosa Maria – é fazer o que de fato sonha em fazer. “Você estará longe dos amigos, da família e de outros apoios. É essencial estar se dedicando a algo que tenha um significad­o verdadeiro para a vida”, recomenda.

Costa, diretor da área de admissão internacio­nal no CI. “Os alunos querem morar fora e seguir carreira. São talentos que não pensam em retornar ao Brasil.”

A idade média dos interessad­os é entre 25 e 35 anos e entre os destinos mais buscados estão Canadá, Irlanda e Alemanha, onde parece haver mais facilidade de posicionam­ento no mercado de trabalho após a formatura.

A instituiçã­o oferece um serviço de mentoria para auxiliar todas as etapas do processo de candidatur­a. Além de orientação para a escolha da universida­de, a agência elabora um cronograma para etapas de seleção, análise das respostas de admissão e bolsas, materiais de apoio como ebooks e simulados, raio X acadêmico e financeiro e dá suporte nos primeiros meses de estudo.

Os cursos de pós mais procurados na CI são os de negócios e tecnologia, com destaque para cursos de pós em Ciência em Gestão, na canadense Ryerson University; Transforma­ção Digital, na alemã Cologne Business School; e Engenharia Mecânica, na University of Alabama, nos Estados Unidos.

 ?? DESTINATIO­N TORONTO ??
DESTINATIO­N TORONTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil