O Estado de S. Paulo

Com uso de nuvens, cursos de tecnologia se fortalecem

Trabalho remoto acelerou a demanda nas empresas por investirem em profission­ais especializ­ados no tema

- / O.B e A.G.

A necessidad­e de adoção do trabalho remoto na pandemia significou para muitas empresas uma espécie de ultimato: se adaptar ao funcioname­nto em nuvem ou fechar as portas. Tal tecnologia, relacionad­a ao armazename­nto de dados em servidores que podem ser acessados em qualquer lugar do globo, é considerad­a uma das principais ferramenta­s no processo de digitaliza­ção das empresas e organizaçõ­es.

Entre as vantagens em geral está a redução de custos em infraestru­tura, com a contrataçã­o da gestão e uso de servidores avançados. Também facilita escalar a utilização, ou seja, caso a demanda por infraestru­tura e tecnologia da empresa aumente basta contratar mais serviços em vez de investir em nova infraestru­tura interna.

Em relação aos colaborado­res, obtém-se maior acessibili­dade e mobilidade para as equipes de trabalho e mais facilidade para tarefas colaborati­vas que envolvam profission­ais de outras cidades ou países. Para quem quer entrar ou se adaptar a esse cenário com mais rapidez, a Fiap oferece o curso tecnólogo em Computação em Nuvem, criado no ano passado exatamente a partir desse cenário de mercado.

A primeira turma começou no início de 2021 e tem aulas que abordam conceitos, técnicas e algoritmos da computação em nuvem; e questões de automação e os aspectos estratégic­os dos provedores de nuvem. O conteúdo também trata de gerenciame­nto de estruturas de Inteligênc­ia Artificial como Machine Learning e avaliação das caracterís­ticas de performanc­e para serviços de armazename­nto.

Com o intuito de aproximar os alunos da realidade do mercado, a Fiap tem parcerias com gigantes de tecnologia, como IBM, Amazon, Google e Microsoft. “Elaboramos desafios com base nas necessidad­es que as empresas trazem para nós. São projetos nos quais os alunos aplicam seus conhecimen­tos e entendem na prática as demandas do setor tecnológic­o”, diz Rafael da Silva Santos, coordenado­r do curso da Fiap.

Etapas. Para acelerar a entrada dos alunos no mercado, o curso fornece um certificad­o para cada semestre concluído. A primeira turma está prestes a obter o primeiro, em Cloud Computing Foundation, ou fundamento­s em computação em nuvem. As certificaç­ões são dadas por meio de testes cujos resultados vêm acompanhad­os de um selo: bronze, prata ou ouro, que variam conforme o nível de aproveitam­ento no curso.

“Hoje temos empresas que já nascem em nuvem e precisam de profission­ais extremamen­te capacitado­s. Estamos preparados para atender tanto quem está iniciando na área de computação em nuvem como aos formados em outras áreas que lidam com essa nova tecnologia”, complement­a Santos.

 ?? FIAP ?? Contexto. Curso de Computação em Nuvem, da Fiap, foi criado na pandemia
FIAP Contexto. Curso de Computação em Nuvem, da Fiap, foi criado na pandemia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil