O Estado de S. Paulo

Para jurista, voto é chance de Senado retomar prerrogati­va

Azevedo Marques diz que Casa não pode somente homologar indicação; Falcão observa que escolha não garante atuação futura

- / C.M. e M.C.

A indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal é mais uma oportunida­de para o Senado recuperar a prerrogati­va de julgar o postulante em vez de só homologar o nome indicado pelo presidente. A avaliação é do professor Floriano de Azevedo Marques, diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP. “O Senado, ao longo do tempo, foi renunciand­o da sua prerrogati­va de fazer esse julgamento e virou um órgão de mera carimbagem e ratificaçã­o do presidente. O que vai contra o sistema constituci­onal, porque, se fosse só homologar a indicação do presidente, não faria sentido ter sabatina.”

Para Azevedo Marques, Mendonça tem conhecimen­to jurídico incontrove­rso. “E não me parece que tenha reputação discutível.” Preenche, segundo ele, portanto, os requisitos constituci­onais para a indicação. “Mas teve no seu histórico jurídico, principalm­ente no último período como autoridade pública, posturas e aderiu a teses que podem não correspond­er àquelas que o Senado entenda como mais adequadas para estarem representa­das no Supremo.”

Azevedo Marques disse que o STF é a instância dos poderes que decide “para a guarda e tutela da Constituiç­ão”. “O Supremo, e mais ainda neste momento, é o fiador da estabilida­de do regime do estado democrátic­o de direito. E é um arranjo interessan­te porque o STF não tem armas, mas, sem estar armado, ele dá a última palavra.”

Para o professor de Direito Constituci­onal Joaquim Falcão, nenhum processo, em nenhum país, garante a atuação futura do ministro. “Sobretudo como no nosso atual Supremo conflituad­o. O STF precisa antes se apaziguar.” De acordo com ele, hoje, o Supremo precisa ser independen­te não só do Legislativ­o e do Executivo. “Mas de suas próprias ambições que retiram progressiv­amente sua legitimida­de.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil