O Estado de S. Paulo

Red Bull acusa Lewis Hamilton de ‘direção suja’

Inglês causa acidente, tira Verstappen da prova, é punido, mas vence GP da Inglaterra diante de 140 mil pessoas

-

A equipe Red Bull não poupou críticas a Lewis Hamilton após o acidente com Max Verstappen na primeira volta do GP da Inglaterra, em Silverston­e, ontem. Christian Horner, chefe da equipe austríaca, definiu a batida no carro do holandês como uma atitude desesperad­a e premeditad­a do piloto da Mercedes e acusou o heptacampe­ão mundial de “direção suja”.

“Acho que foi uma jogada desesperad­a. Ele não conseguiu fazê-la na primeira parte da volta, o que obviamente estava preparado para fazer, e então foi enfiando uma roda para cima, o que você simplesmen­te não faz”, disse o chefe da Red Bull, acusando o inglês de ter premeditad­o o acidente. “Copse é uma das curvas mais rápidas do mundo. Você não enfia a roda por dentro ali. É direção suja.”

Foi nesta curva que Hamilton ultrapasso­u Leclerc nas voltas finais para ganhar o GP da Inglaterra. Mas Horner só queria saber de disparar contra a Mercedes em relação ao toque que acabou jogando Verstappen para a proteção de pneus. “Ele (Verstappen) estava sem fôlego, foi um duro acidente”, acrescento­u. “É um grande alívio vê-lo sair ileso porque aquela curva é uma das mais rápidas do calendário. Estava completame­nte fora de serviço (o Lewis) enfiar uma roda lá dentro.

Não demorou para chegar uma nota de informação sobre Max. “Após uma avaliação dos médicos de pista do Silverston­e Circuit Medical Center, Max Verstappen foi levado a um hospital local para mais testes de precaução”, informou um comunicado da Red Bull. O piloto reclamou de dores na perna direita e de um pouco de dificuldad­e para respirar. Ian Roberts, médico responsáve­l pelo primeiro atendiment­o, na pista, disse que ele não queria ir ao hospital, apesar da falta de fôlego, mas foi convencido pelo receio de concussão.

352 mil.

A vitória recolocou Lewis de volta à disputa pelo título. Com o resultado, o piloto inglês acaba com jejum de cinco corridas e diminuiu para somente oito pontos a desvantage­m do rival da Red Bull. Hamilton comemorou como se fosse sua primeira vitória na Fórmula 1. E já soma 99 na carreira. Pegou a bandeira da Inglaterra e deu uma volta ao estilo Ayrton Senna em Interlagos. Ainda desceu do carro para festejar com o público. Somado o fim de semana, 352 mil pessoas estiveram em Silverston­e. No dia da prova, cerca de 140 mil lotaram o autódromo britânico. “Foi uma corrida muito difícil fisicament­e, em um dia maravilhos­o. Nós temos a melhor torcida do mundo, que não tem em nenhum outro lugar”, disse. Ele foi agressivo na largada. Pelo rádio ainda, quis saber como estava Max.

 ?? PETER CZIBORRA / REUTERS ?? Polêmica. Hamilton (44) tenta ultrapassa­gem, mas toca em Verstappen, que abandona na primeira volta em Silverston­e
PETER CZIBORRA / REUTERS Polêmica. Hamilton (44) tenta ultrapassa­gem, mas toca em Verstappen, que abandona na primeira volta em Silverston­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil