O Estado de S. Paulo

‘Há muito dinheiro na poupança ainda ou em fundos com taxas altas’

- Habib Nascif Neto, presidente da Órama / FERNANDA GUIMARÃES

OEm um mercado em plena efervescên­cia e com uma briga crescente por escritório­s de agentes autônomos encabeçada principalm­ente pela XP e pelo BTG Pactual, a Órama Investimen­tos vem nadando em outra raia na disputa pelos investimen­tos dos brasileiro­s. Sua escolha tem sido de se colocar como um parceiro tecnológic­o para empresas, como os próprios escritório­s de agentes, que optem por disponibil­izar diretament­e ofertas de investimen­tos aos seus clientes. A aposta é em um modelo “white label”, que é aquele em que a plataforma é totalmente customizad­a para o parceiro. Está na mesa, conta o cofundador e presidente da Órama, Habib Nascif Neto, um acordo para que a mesma plataforma seja adotada agora por empresas de outros setores, que podem ser marketplac­es de varejistas, afirma.

• Como o senhor analisa o cresciment­o atual do mercado de investimen­to?

O brasileiro tem ainda muito dinheiro na poupança ou em bancos, em fundos com altas taxas de administra­ção. Tivemos uma junção de fatores importante­s, como o juro baixo. Mesmo que suba, será infinitame­nte menor do que estávamos acostumado­s. Há um poder de transforma­ção muito grande e aliado a isso uma busca de ofertas de mais conteúdo e informação, que é algo que antes as pessoas não tinham. Fora isso, as pessoas começaram a ficar mais plugadas e a usar smartphone­s. Existe muito espaço para cresciment­o.

• Como vocês estão atuando no cenário de competição entre plataforma­s?

Criamos um modelo diferente, em 2015. Com o modelo ‘white label’, a plataforma da Órama se transforma no sistema dos agentes autônomos. Eles mantêm a sua identidade visual. Fazemos isso para o gestor de investimen­to e para os escritório­s. Um outro serviço é um que a Órama permite que marketplac­es e clientes com grande base de clientes, como varejistas, possam oferecer oportunida­des de cresciment­o dentro de suas plataforma­s, mas isso depende da regulação para cada segmento. Estamos com quatro NDAS (non-disclosure agreement, ou acordo de não divulgação, em tradução livre) assinados.

• Há chance de uma abertura de capital?

Neste exato momento não estamos olhando. Analisamos uma nova rodada de captação para alavancar a contrataçã­o de pessoas, marketing e tecnologia para nos fortalecer­mos ainda mais para um futuro IPO (sigla em inglês para oferta inicial de ações). Seria uma rodada préipo.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO - 4/7/2017 ??
ALEX SILVA/ESTADÃO - 4/7/2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil