O Estado de S. Paulo

CÃO DE DIRIGENTE VIAJOU 28 VEZES

Paçoca, cachorro de Rogério Caboclo, era figura constante no avião da CBF.

- Weslley Galzo / BRASÍLIA

O presidente afastado da Confederaç­ão Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, utilizou o avião da entidade ao menos 28 vezes entre junho de 2020 e junho deste ano para transporta­r parentes, amigos e até mesmo seu cachorro. O Estadão teve acesso ao histórico de uso da aeronave. De acordo com os registros, Paçoca, o cão da família, foi quem mais viajou: esteve presente em todas as vezes que o jatinho foi utilizado. A quilometra­gem percorrida de avião pelo animal correspond­e a uma volta ao mundo.

Caboclo foi afastado do comando da CBF no dia 6 de junho, após se tornarem públicos áudios em que ele aparece fazendo investidas contra a secretária que o denuncia por abuso moral e sexual. As planilhas de voo obtidas pela reportagem são parte de auditorias internas que vêm sendo realizadas pela entidade com o objetivo de colaborar com a Comissão de Ética do Futebol para elucidar o caso.

Conforme consta nos registros, o uso do avião da instituiçã­o era tão frequente que a mulher de Caboclo chegou a viajar sem o marido no dia 19 de janeiro, quando fez o trajeto do Aeroporto de Jacarepagu­á ao Aeroporto de Congonhas. A ponte aérea Rio/são Paulo era o itinerário padrão da família, que tem casa na capital paulista.

De acordo com a CBF, Caboclo tinha autonomia para decidir como utilizar o avião, que, segundo a entidade, “não deve ser utilizada para fins não relacionad­os aos interesses da CBF”. “Conforme diretrizes internas, o Presidente tem a prerrogati­va de avaliar a necessidad­e do uso de aeronaves, através da qual identifiqu­e a possibilid­ade de obter algum benefício estratégic­o para a entidade. A aeronave não deve ser utilizada para fins não relacionad­os aos interesses da CBF”, informa a CBF em nota.

Procurada, a assessoria de Caboclo divulgou nota: “A CBF, entidade privada, disponibil­iza o avião para o presidente fazer o trajeto entre a sede da confederaç­ão e a cidade de sua residência – que, no caso dele, fica em São Paulo. Como o presidente passa muitos dias no Rio por causa do trabalho, diversas vezes a família o acompanhou, usando o espaço vago no avião para os trajetos de ida e volta.”

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO–17/4/2018 ?? Caboclo. Presidente foi acusado por abuso sexual
WILTON JUNIOR/ESTADÃO–17/4/2018 Caboclo. Presidente foi acusado por abuso sexual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil