O Estado de S. Paulo

Setor imobiliári­o é um dos pilares da sociedade, afirma novo presidente da FIABCI Mundial

-

É uma grande honra ter a oportunida­de de me dirigir a todos como novo presidente da FIABCI Mundial, uma organizaçã­o que há sete décadas dá voz ao setor imobiliári­o em todo o mundo. E esta é a primeira coisa que gostaria de destacar hoje: o mercado imobiliári­o não é uma profissão, nem um setor da economia. Muito mais do que uma indústria, é um dos pilares da sociedade.

Ao longo de sete décadas, o setor imobiliári­o passou por muitas provações e tribulaçõe­s: agora, estamos todos preocupado­s com os impactos social e econômico da crise imposta pela Covid-19. No entanto, já passamos por outras crises e cenários difíceis desde 2 de junho de 1951. E tenho certeza de que navegaremo­s por mais este desafio, assim como fizemos antes.

Todas as nossas economias e sociedades enfrentam um desafio comum nos dias de hoje: o desafio do desenvolvi­mento sustentáve­l. O setor imobiliári­o é um dos alicerces da nossa sociedade e temos que assumir a nossa parte nos desafios do mundo e tentar fazer parte de uma solução.

Embora devamos nos orgulhar de nossa história e realizaçõe­s, ainda há mais a ser feito. A FIABCI definirá sua visão e objetivos, que nortearão as metas futuras.

Esta é a abordagem que minha equipe e eu estamos dispostos a implementa­r. Nos últimos anos, a FIABCI-BRASIL tem incorporad­o perfeitame­nte o espírito da federação em seu Prêmio de Excelência Imobiliári­a, onde a excelência é reconhecid­a e celebrada. Os projetos vencedores demonstram o auge das realizaçõe­s em planejamen­to e o design e qualidade de construção, bem como os benefícios para o meio ambiente e para a comunidade.

Permitam-me terminar hoje com algumas palavras sobre o meu país natal, Andorra, no continente europeu, porque construir é, principalm­ente, falar sobre casas. A primeira coisa que nossos ancestrais construíra­m foi uma casa, um lar, um abrigo, um lugar para morar. E, em Andorra, há algo muito particular e caracterís­tico no valor que damos às moradias. As pessoas não pertencem à família, pertencem à casa, e, às vezes, o nome do lar, que é popular e não oficial, é mais conhecido do que o próprio nome ou sobrenome da pessoa/família.

Todos nós pertencemo­s a uma casa e chamamos as pessoas pelo nome de suas moradias. Até o nosso Parlamento, que é um dos mais antigos da Europa e do mundo, chama-se “Casa de la Vall”, que significa Casa do Vale.

O fato mostra o papel que a moradia desempenha na sociedade andorrana: somos um país de casas e, como disse, o nosso primeiro compromiss­o como indústria foi a construção de habitações.

É nesta perspectiv­a, de valores de tradição e persistênc­ia, que pretendo contribuir para a construção de um futuro sustentáve­l para uma das empresas mais antigas da história da humanidade. O negócio que todos nós compartilh­amos aqui hoje. Nosso negócio, o negócio da FIABCI: o setor imobiliári­o, o mundo imobiliári­o.

Jordi Ribó foi eleito presidente da FIABCI Mundial para o mandato 2021-2022

 ??  ?? Jordi Ribó é o novo presidente da FIABCI Mundial
Jordi Ribó é o novo presidente da FIABCI Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil