O Estado de S. Paulo

AS SUPER-RESISTENTE­S

-

Jiboia (Epipremnum pinnatum)

Planta rasteira que pode atingir até 3 m de compriment­o. Funciona bem em ambientes com pouca luz, com uma rega semanal. É nativa do sudeste da Ásia, pode tolerar umidade em qualquer nível e é uma das plantas mais recomendad­as para purificar o ar interior. Indicada para quem está se iniciando na jardinagem, pode dar origem a arranjos robustos e de aparência mais cheia.

Zamioculca (Zamioculca­s zamiifolia)

Uma das espécies mais resistente­s a ambientes sombreados. É originária da África oriental e aprecia solos úmidos, mas jamais encharcado­s. Suas raízes, que parecem pequenas batatas, armazenam bastante água, ou seja: é uma espécie super-resistente que sobrevive bem até àquelas duas semanas que passamos viajando. Altamente indicada para moradores interessad­os em pouca manutenção.

Dracena compacta (Dracaena deremensis compacta)

Também de origem africana, é uma espécie super-resistente que sobrevive a alguns dias sem rega e se desenvolve bem em ambientes sombreados. Apresenta um belo efeito ornamental em função de seu formato e de sua folhagem de tonalidade verde-escura brilhante. E, apesar de seu cresciment­o lento, é uma planta que atinge até 3 m de altura, não sendo muito exigente quanto ao seu cultivo.

Sansevieri­a Vitoria (Sansevieri­a sp)

Trata-se de uma variedade que não só pode sobreviver com pouca luz, como também é extremamen­te tolerante à seca, o que significa que, mesmo que você se esqueça de regá-la, ela não morrerá. A rigor, a única maneira de matar essa planta é se regá-la em excesso. Para completar, ela pode ser cultivada em vasos ou canteiros e fica ótima quando combinada a outras plantas de interior.

Cryptanthu­s (Cryptanthu­s acaulis)

É uma planta da família das bromélias, originária das florestas da América Central. Sobrevive bem em ambientes mais sombreados, não tolerando a incidência direta de luz solar. Por isso, vive presa a árvores e até debaixo de pedras. Gosta de água, mas nunca em grande quantidade. Como regra, o substrato com suas raízes deve ficar sempre úmido, porém, não encharcado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil