O Estado de S. Paulo

Interior e litoral de SP pedem mais polícia para conter roubos

- JOSÉ MARIA TOMAZELA

Com casos de violência e criminalid­ade em alta, cidades do interior e do litoral de São Paulo seguem a capital e pedem aumento no efetivo do policiamen­to ostensivo. O governo de São Paulo prometeu estender a Operação Sufoco, lançada na capital para conter roubos e furtos, para o restante do Estado.

No mesmo dia do anúncio, 15 criminosos fortemente armados invadiram uma agência bancária no distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, e tentaram explodir três caixas eletrônico­s. A PM cercou o local e houve troca de tiros. Os bandidos fugiram.

No dia 13 de abril, cerca de 20 criminosos armados com fuzis tentaram assaltar os caixas eletrônico­s de um hipermerca­do na Praia da Enseada. Os bandidos incendiara­m um carro para bloquear um túnel e espalharam explosivos na rua.

As ações aterroriza­ram os moradores e levaram a prefeita em exercício, Adriana Machado (PSD), a pedir uma reunião com os comandos da PM local e estadual, na qual se definiu a Operação Maré Alta, com o envio de 28 viaturas e 56 policiais militares para o município. Neste fim de semana, dez equipes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) atuaram no município.

Já o prefeito de São Sebastião (PSDB), Felipe Augusto, teme que haja migração de criminosos, caso as operações não sejam realizadas em toda a região. “Tivemos casos recentes no Juquehy (de furtos e sequestro relâmpago) em que os marginais foram identifica­dos como sendo do Guarujá.”

A presidente do Conselho de Desenvolvi­mento da Região Metropolit­ana da Baixada Santista, Raquel Chini (PSDB), prefeita de Praia Grande, disse que a região reivindica não só a reposição de policiais que se aposentara­m ou foram afastados, como também o reforço para suprir o déficit de policiais em todas as cidades do entorno.

A prefeitura de Lorena, no Vale do Paraíba, também já pediu reforço no policiamen­to ao Estado. Já as 93 cidades da região de Ribeirão Preto receberam 131 novas viaturas para a PM nas últimas semanas. Conforme o capitão Jesus de Oliveira Júnior, o patrulhame­nto será ampliado por meio da atividade delegada. Pagamentos extras também já são adotados em Campinas. •

Mais vigilância Ataques em grupo fazem Guarujá receber reforço e ação da Rota; cidades vizinhas cobram apoio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil