O Estado de S. Paulo

Fifa investiga jogador por fraude e pode eliminar Equador do Mundial

-

As esperanças do Chile de estar na Copa do Mundo do Catar aumentaram ontem, após a Fifa atender ao pedido da Federação Chilena de Futebol (ANFP) e abrir processo disciplina­r contra o zagueiro equatorian­o Byron Castillo. Ele será investigad­o sob acusação de utilização de certidão de nascimento falsa – teria não apenas modificado a idade como a nacionalid­ade, pois seria colombiano. Se o Equador for punido, a vaga direta no Mundial será do Peru e o Chile disputará a repescagem com o vencedor de Emirados Árabes x Austrália, em junho.

Os chilenos apresentar­am documentos que registram o nascimento de Castillo no dia 25 de julho de 1995, em Tumaco, Colômbia. No registro pelo Equador, o zagueiro teria nascido em 10 de julho de 1998, em General Villamil Playas.

A Fifa garantiu que fará uma criteriosa investigaç­ão. “Tendo em mente o exposto, a Fifa decidiu abrir um processo disciplina­r em relação à possível inelegibil­idade de Byron David Castillo Segura em relação às partidas mencionada­s. Nesse contexto, a FEF (Federação Equatorian­a) e a Associação Peruana de Futebol foram convidadas a apresentar suas posições ao Comitê Disciplina­r da Fifa”, informou.

Eduardo Carlezzo, advogado brasileiro que defende o Chile, disse que a abertura do processo é passo grande para um triunfo chileno. “É um momento muito importante para as nossas pretensões. Se a Fifa não abrisse uma investigaç­ão, isso praticamen­te eliminava as nossas chances. Agora chegou a vez do atleta e da Federação Equatorian­a se explicarem.” •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil