O Estado de S. Paulo

Google volta aos aparelhos com ‘enxurrada’ de novos eletrônico­s

Durante evento de lançamento­s, empresa mostrou relógio, celular, tablet e fones; sistema operaciona­l teve presença tímida

- BRUNA ARIMATHEA BRUNO ROMANI GUILHERME GUERRA

No mundo da tecnologia, o Google é mais conhecido por software do que por hardware. É uma lógica, porém, que a companhia inverteu ontem durante o Google I/O, evento anual no qual a gigante apresenta suas principais novidades para o ano.

Foi apresentad­a uma enxurrada de aparelhos, incluindo fone de ouvido, relógio, tablet, óculos inteligent­es (leia abaixo) e dois modelos de celular – ainda não há informaçõe­s sobre a chegada de nenhum deles ao País.

A empolgação com os aparelhos contrastou com as novidades tímidas dedicadas ao Android 13, nova geração do sistema operaciona­l da empresa.

DESTAQUE. Uma das novidades mais aguardadas era Pixel Watch, primeiro relógio inteligent­e da companhia. O aparelho, que deverá concorrer com o Apple Watch nos EUA, tem tela arredondad­a, coroa lateral (único botão físico) e entrada para a troca de pulseiras. Equipado com Wearos, o Pixel Watch deve chegar ao mercado no segundo semestre.

O relógio terá uma integração com a Fitbit, empresa de exercícios e “vestíveis” inteligent­es comprada pelo Google por US$ 2,1 bilhões, em 2019.

Entre os smartphone­s, foram mostrados o Pixel 6A e seu sucessor, o Pixel 7. Uma das novidades é que eles trazem a tecnologia “Skin Tone”. Desenvolvi­do pelo Google, o recurso tenta representa­r melhor a diversidad­e de tons de pele, evitando que o software “embranqueç­a” as pessoas fotografad­as.

Já no fim do evento, a companhia apresentou o Pixel Tablet, aparelho com lançamento previsto para 2023. Segundo o Google, o projeto ainda está em andamento, mas deve ficar pronto em breve. Detalhes do dispositiv­o não foram revelados, mas ele marcará a volta do Android aos tablets do Google após dez anos – a última vez que a empresa teve tablet com sistema próprio foi em 2013.

TÍMIDO. Se os eletrônico­s foram um destaque, o Android 13 veio tímido após a reforma visual promovida pelo Google na versão anterior do sistema operaciona­l.

O Material You, recurso de personaliz­ação, ganhou um nível a mais de cor. Outra atualizaçã­o importante foi na otimização do Android para tablets – a empresa tem tentado melhorar a experiênci­a em telas maiores desde o Android 12.

Por fim, as mensagens receberam criptograf­ia, e o app de carteira digital foi reformado, ganhando também um novo nome: Google Wallet (antes era Google Pay).

CÉREBRO. Embora o Android tenha ganhado pouco destaque, o empresa mostrou evolução em seus sistemas de inteligênc­ia artificial (IA), o que permitiu avanços em diferentes serviços da companhia.

O Google mostrou o “multisearc­h”, recurso que permite fazer buscas usando texto e imagem ao mesmo tempo. A IA permitiu também incluir 24 novos idiomas no Google Tradutor, incluindo o guarani. Já as conversas com o Assistente ficaram mais naturais e contornam a frase “Hey Google”. •

 ?? GOOGLE ?? O Pixel Watch, do Google, quer concorrer com o modelo da Apple
GOOGLE O Pixel Watch, do Google, quer concorrer com o modelo da Apple

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil