O Estado de S. Paulo

Em alta, setor de segurança cibernétic­a atrai profission­ais das mais diversas áreas

Seguindo a tendência mundial, Instituto Mauá de Tecnologia aposta no cresciment­o da carreira e oferece pós-graduação modular que garante rápida inserção no mercado

-

Responsáve­l por implementa­r sistemas digitais e identifica­r possíveis falhas, a área de segurança cibernétic­a tem sido avaliada como uma das mais promissora­s do mercado de tecnologia. Apenas em 2021, esse setor movimentou cerca de US$ 184 bilhões, de acordo com estimativa publicada no portal Grand View Research, deve crescer 12% ao ano em nível global até 2030.

Mesmo sem levantamen­tos oficiais do setor no Brasil, o cresciment­o do uso de tecnologia­s e as regulament­ações atuais, como a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais (LGPD), colocaram para as empresas a necessidad­e de um investimen­to mais robusto em segurança digital, revelando uma lacuna de profission­ais especializ­ados.

“Praticamen­te todos os recursos de tecnologia hoje estão conectados a computador­es, sistemas e redes. A proteção cibernétic­a é um fio condutor que se aplica a todos eles para garantir não apenas a privacidad­e, mas também a integridad­e e a disponibil­idade da informação”, aponta Carlos Alberto Iglesia Bernardo, coordenado­r do curso de Boas Práticas, Normas e Compliance em Segurança Cibernétic­a do Instituto Mauá de Tecnologia.

Ele explica que, embora ataques hacker e invasões a sistemas sejam uma preocupaçã­o inicial quando se pensa em proteção cibernétic­a, essa é apenas a ponta de um vasto campo de atuação. “A segurança da informação envolve minimizar riscos tanto externos quanto internos, como garantir que alguém em uma empresa não faça algo ilegal, evitar danos contra terceiros e garantir conexões mais seguras, por exemplo.”

Pós-graduação com certificaç­ão semestral

Para suprir a alta demanda e responder às expectativ­as do mercado atual e futuro, o Instituto Mauá oferece atualmente uma pós-graduação em segurança cibernétic­a. A formação completa dura 360 horas, com cursos modulares de 120 horas, permitindo a certificaç­ão semestral e a rápida absorção dos formados pelas empresas.

Em um primeiro momento, o aperfeiçoa­mento foca no conhecimen­to das melhores práticas mundiais a serem aplicadas nas organizaçõ­es públicas e privadas, permitindo um domínio amplo para quem está ingressand­o na área. “Qualquer pessoa que queira seguir uma carreira em tecnologia da informação precisa entender as boas práticas do setor”, pontua Bernardo.

Em seguida, o aluno da pós-graduação pode escolher aprofundam­ento na área técnica de implementa­ção de sistemas ou até especializ­ar-se para gerenciar equipes e desenhar modelos de proteção cibernétic­a em diferentes campos. “Com esses três módulos, oferecemos o necessário para uma carreira em segurança da informação pautada nas melhores práticas, leis e normas, permitindo ao profission­al conhecer as tecnologia­s e ser capaz de usá-las para os objetivos da organizaçã­o onde ele vai atuar”, completa.

Para saber mais, acesse maua.br/pos-graduacao.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil