O Estado de S. Paulo

Presidente afirma ter responsabi­lidade por inflação, mas culpa governador­es

Alta de preços eleva custo eleitoral para Bolsonaro, que busca a reeleição; declaração foi dada um dia após demissão de ministro

- BIBIANA BORBA GUSTAVO PORTO

Pressionad­o pelo custo eleitoral da inflação, o presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição, afirmou ontem que assume a “responsabi­lidade” pela alta dos preços no País, mas culpou também governador­es e prefeitos. A declaração foi dada um dia depois da demissão de Bento Albuquerqu­e, ex-ministro de Minas e Energia. Entre os motivos para a queda está a alta do custo de vida do brasileiro em razão da escalada do preço dos combustíve­is.

Bolsonaro não entrou em detalhes. “O Brasil está tendo inflação, aumento de combustíve­is, sei disso e assumo responsabi­lidade”, disse o presidente durante visita à 10.ª Feibanana, em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira (SP). Ele voltou a criticar o que chama de “abre e fecha” de comércio e serviços na pandemia.

Para Bolsonaro, a consequênc­ia disso foi uma inflação generaliza­da no mundo todo. “O Brasil é um dos que menos estão sofrendo com a questão da inflação”, afirmou. Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – inflação oficial medida pelo IBGE – chegou a 1,06%. A variação foi a maior para o mês desde 1996. No acumulado de 12 meses, o índice fechou em 12,13%.

PESQUISAS. Bolsonaro tem minimizado os efeitos da inflação e colocado a culpa na Petrobras, que reajusta os preços conforme a cotação internacio­nal do petróleo. O presidente já classifico­u o lucro da estatal de “estupro”. A alta dos preços tem freado a recuperaçã­o de Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto. Mais da metade dos eleitores vê a economia como a principal preocupaçã­o. •

 ?? AMANDA PEROBELLI / REUTERS ?? Bolsonaro na Feibanana, em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira (SP)
AMANDA PEROBELLI / REUTERS Bolsonaro na Feibanana, em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil