O Estado de S. Paulo

Ciro faz aceno a Simone Tebet: ‘É diferente, mas está sendo traída’

Afirmação foi feita após pedetista ser questionad­o sobre com quem da terceira via ele comporia; senadora rejeita vice

- NATÁLIA SANTOS

Pré-candidato do PDT ao Palácio do Planalto, o ex-ministro Ciro Gomes disse ontem que a senadora Simone Tebet, presidenci­ável do MDB, é uma pessoa “diferente” dos demais nomes apresentad­os pela terceira via, mas está sendo “traída pelo próprio partido”. “É uma pessoa que acho que vai ter um papel importante”, disse.

As afirmações foram feitas após Ciro ser questionad­o, durante entrevista à Rádio Bandeirant­es, sobre qual pré-candidato da terceira via ele aceitaria ter na chapa. “Eu tenho uma pessoa dessas aí (da terceira via) que eu respeito muito. Ela é diferente. Ela não é uma viúva do bolsonaris­mo igual o (João) Doria. Ela é uma pessoa que acho que vai ter um papel importante, que é a Simone Tebet”, disse.

“Simone Tebet está sendo traída pelo próprio partido porque o Lula está corrompend­o. Já está acertado com Eunício Oliveira e o Renan Calheiros, os mesmos do esquema do escândalo do Petrolão”, emendou Ciro, em referência às articulaçõ­es de emedebista­s históricos com o pré-candidato petista.

Apesar do aceno, a senadora já declarou em diversas ocasiões que, se não for efetivada como candidata à Presidênci­a, não tem “plano B”. “Vou subir no palanque do centro democrátic­o, mas, se eu não pontuar a ponto de ser a cabeça de chapa, eu não vou ajudar sendo vice”, afirmou a parlamenta­r em abril, durante sabatina do jornal Folha de S. Paulo/UOL.

Na quarta-feira, presidente­s dos partidos da chamada terceira via – PSDB, MDB e Cidadania – definiram que o nome de consenso do grupo será definido a partir da análise conjunta de pesquisas quantitati­vas e qualitativ­as encomendad­as pelas legendas. A disputa hoje é entre Simone Tebet e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).

Pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem aponta que Doria tem 3% das intenções de votos e Simone tem 1%. Lula aparece com 46%, seguido de Bolsonaro, com 29%. Ciro aparece em terceiro, com 7%.

‘ATÉ O FIM’. Na entrevista, Ciro voltou a afirmar que se manterá na disputa “até o fim”. “O sistema me quer ver expelido. Ele não quer nem que eu tenha direito de falar. Exigem todo dia que eu tire a minha candidatur­a”, disse. Anteontem, nas redes sociais, o ex-ministro argumentou que, sem sua candidatur­a, a polarizaçã­o aumentaria no momento em que Lula “estagnou” e Bolsonaro se sustenta nas pesquisas de intenção de votos para a Presidênci­a.

As afirmações ocorrem após o Estadão revelar, na terça-feira, que Lula entrou pessoalmen­te nas articulaçõ­es com o objetivo de atrair o PDT para a aliança em torno de sua pré-candidatur­a, aumentando a pressão para que Ciro desista da disputa.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, negou ontem que exista pressão interna para que Ciro desista da pré-candidatur­a após movimentos de Lula. “Não existe pressão nenhuma interna de desistênci­a. Nós já tivemos dois encontros nacionais em que a pré-candidatur­a de Ciro foi homologada por unanimidad­e”, disse.

CONVERSAS. Lupi afirmou ainda que o PDT mantém diálogo com os outros partidos para possíveis alianças como a União Brasil – que tem o deputado federal Luciano Bivar (PE) como presidenci­ável – e PSD. “Nossa aspiração é sempre ter alianças. Se tiver alianças, melhor. Se não tiver, vamos sozinho também vamos”, afirmou.

Sobre a relação Ciro-Tebet, o presidente do PDT disse que os dois pré-candidatos ainda não sentaram para conversar e que não tem previsão para isso acontecer.

Durante a entrevista, o précandida­to do PDT evocou expressões religiosas para explicar suas ideias – estratégia usada tanto por Lula quanto por Bolsonaro. Em um momento, afirmou que tem rezado pela disputa eleitoral de outubro. “Estou pedindo a Deus todo dia que ilumine as minhas palavras que não seja pra mim, que seja pra outro. Mas vamos desarmar essa bomba”, disse. •

Plano Senadora descarta opção de compor como vice, caso não seja efetivada como candidata à Presidênci­a

 ?? BECKER/FUTURA PRESS ?? Simone, durante agenda em Goiás com o presidente do MDB local
BECKER/FUTURA PRESS Simone, durante agenda em Goiás com o presidente do MDB local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil