O Estado de S. Paulo

Como finlandese­s e suecos mudam a aliança

- PHILIP BUMP É JORNALISTA

Mudanças Finlândia e Suécia elevam a desproporç­ão econômica, territoria­l e demográfic­a da Otan com relação à Rússia

Oestopim para a decisão da Finlândia de aderir à Otan é óbvio. A invasão da Ucrânia pela Rússia foi um lembrete de que seu vizinho não é confiável. Não que os finlandese­s precisasse­m ser lembrados disso: eles foram invadidos pela União Soviética, há cerca de 80 anos. Mas isso foi antes de a Rússia ter armas nucleares, que repetidame­nte expressou vontade de usar.

Então, o que isso quer dizer? A entrada de finlandese­s e suecos não deve mudar muito a Otan, mas a tensão com a Rússia aumentará. A questão mais importante é a fronteira Finlândia-Rússia. A expansão da Otan levou vários países da esfera de influência soviética a buscar a proteção da aliança.

Ao invadir a Ucrânia, a Rússia alegou preocupaçã­o em ter a Otan em sua fronteira – um motivo ruim, porque ela já compartilh­a fronteira com Estônia, Letônia e Noruega – membros da aliança. A adesão da Finlândia, porém, estende a fronteira compartilh­ada da Otan com a Rússia de 700 quilômetro­s para 2 mil quilômetro­s.

ALTERAÇÕES. Isso não torna a guerra mais provável, mas a entrada da Finlândia na aliança é o tipo de coisa que a Rússia queria evitar. O que a Otan oferece à Finlândia está claro: segurança contra um vizinho agressivo. Mas curioso é o que a adesão de Finlândia e Suécia acrescenta à Otan. O território russo é maior que o dos países da Otan juntos. Mas, com Finlândia e Suécia, a proporção cai para apenas 1,4 vezes.

Mas grande parte da Rússia é despovoada. Os países da Otan, ao contrário, têm 6,5 a população russa – e com Finlândia e Suécia isso não mudaria muito. Onde as coisas ficam distorcida­s rapidament­e é na economia. A Otan tem um PIB 27 vezes maior que o russo – em grande parte em função dos EUA. Com Finlândia e Suécia, isso aumenta para 27,6 vezes.

E há os gastos militares. Os atuais membros da aliança gastam 24,5 vezes mais do que a Rússia. Grande parte desse gasto é em material e tecnologia. Ao considerar o tamanho do Exército, a proporção é menor. A Otan tem 3,2 vezes mais soldados que a Rússia. Incluindo reservista­s, a margem cai ainda mais: a Otan fica com apenas 1,7 vezes mais tropas que os russos. Mas, com Finlândia e a Suécia, a escala volta a cresce e quase dobra. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil